terça-feira, 8 de julho de 2008

Novos Tempos??


Quem acatou minha sugestão e visitou o blog da Maria Évora pode ter topado com o seguinte comentário dela no final de um post:

Temos como importar alguns católicos brasileiros para Portugal? Quem sabe possamos fazer o inverso do que fizemos nos tempos de Cabral! Vamos colonizar Portugal de Católicos ultramontanistas brasileiros... Ótima idéia!
Coincidentemente algumas semanas faz o Wagner do O possível e o Extraordinário havia feito um comentário semelhante sobre uma possível nova aurora do pensamento católico no Brasil:

Mas também tempos de nova primavera na defesa da fé católica…
Há muito tempo venho reparando este prenúncio de mudança de rumos, mas não só em relação à defesa da fé como também, e talvez sobretudo, no resgate de um modo de pensar genuinamente católico, coincidente com as raízes da civilização ocidental.

Não dá para mensurar o tamanho desse movimento de volta, talvez ainda seja muito pequeno e ainda restrito, mas para quem acompanha a mais de 10 anos não deixa de ser um crescimento significativo.

Quem poderia pensar lá nos tempos da internet à manivela que um dia em uma comunidade de Católicos com quase 400 mil (você leu certo q-u-a-t-r-o-c-e-n-t-a-s m-i-l) pessoas inscritas a Teologia da Libertação não teria voz nenhuma?

Quem poderia pensar que o Sua Emcia. Rev.ma., o Cardeal do Rio de Janeiro, acolheria em retiro pessoas que se conheceram pela internet, proporcionando para eles palestras, missa nova em Latim e, talvez, também a missa tridentina?

Concordo que essa "nova primavera" vem chegando sim, vem se organizando, vem arrebanhando cada vez mais inteligências, mas a meu ver o passo decisivo ainda está para ocorrer: a ultrapassagem do meramente virtual para, com a mesma força, estender a influência ao mundo real. Caminho que parece naturalmente já estar acontecendo, com a criação de pessoas jurídicas, com o lançamento de livros, com retiros, etc..

É esperar e rezar.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

2 comentários:

Anônimo disse...

Christiano, acontece organicamente... Veja, pela primeira vez a CNBB lançou uma nota contra uma organização dado a articulação dos fiéis pela internet. E agora esse retiro do pessoal da comunidade Católicos e tudo mais. Bem interessante. É uma nova primavera sim... E que, creio, vai se refletir também em termos políticos como já acontece de uma forma mais informal. Boas observações as suas.

Christiano O. Pereira disse...

não sei se já estamos nessa primavera, acho que é apenas a aurora dela, ainda vemos apenas uma pequena luz de algo novo.

Evidentemente não podemos achar que temos muitos méritos nisso (evidentemente eu não tenho nenhum, trato apenas desses expoentes que vc mesmo citou). Se a conjuntura não fosse toda ela nova, com novos bispos, novos padres, novos leigos, num processo já iniciado pelo Grande João Paulo II e agora fomentado e ainda mais engrandecido e sistematizado pelo Brilhante Bento XVI, esse processo todo de "fazer diferença" talvez não existisse.