sábado, 1 de novembro de 2008

Lista de livros recomendados


Se a experiência que iniciei ontem pode produzir alguma coisa boa talvez seja este post. Tanto que a idéia é deixá-lo sob permanente atualização, vou inclusive colocar um link lateral com o intuito de facilitar a pesquisa.

Sempre que eu tiver algum livro para recomendar vou colocar seu título aqui e, se possível, com um link para a compra (vai ter gente dizendo que virei mercenário, mas sinceramente acho que não é o caso :-)).

Vamos aos livros:

A Rebelião das Massas; Ortega y Gasset. Recomendo para quem deseja entender um pouco mais a época em que vivemos. Aliás, creio que seja até uma leitura obrigatória.

Padres Apostólicos: Escritos dos primeiros padres da Igreja, entre eles São Clemente Romano e Santo Inácio de Antioquia.

Rerum Novarum: A Encíclica de Sua Santidade Leão XIII.

Escritos de Filosofia III: Filosofia e Cultura; Henrique Cláudio de Lima Vaz. Aborda o problema da falta de uma base valorativa para o ethos contemporâneo. Trata das diversas "fontes" que foram adotadas na História da humanidade, a novidade cristã e a dificuldade de propor a Boa Nova como base do ethos do homem moderno. Vale muito a pena mas a leitura é pesada, por isto eu recomendo para quem já tenha uma base filosófica, ainda que pequena.

Contra as Heresias; Santo Irineu de Lião. Importantíssimo documento de defesa da fé católica. Escrito por volta do ano 200 contra a heresia gnóstica é também um grande testemunho da unidade e da apostolicidade da fé.

Introdução ao Cristianismo; Bento XVI. Trata-se de uma oportuna análise do Credo e das dificuldades de propor a fé no mundo moderno.

Ortodoxia; G.K.Chesterton. É uma exposição da "filosofia de Chesterton", uma imperdível viagem pela mente desde gênio, em que, de paradoxo em paradoxo, redescobrimos, nessa época conturbada, que nós católicos é que somos sãos e os racionalistas é que estão a um passo da loucura. Imperdível.

1984; George Orwell. Para quem deseja uma viagem a um futuro não tão ficcional assim.


Tem mais, mas vamos começar com estes. Como disse, sempre que possível atualizarei o post, portanto, volte sempre.



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: