quarta-feira, 30 de julho de 2008

Jogos Olímpicos


Os Jogos Olímpicos vêm ai. Vou tentar fazer uma cobertura paralela do que rola por trás das câmeras oficiais.

Mas como sempre antes de cada Olimpiada tem aqueles filminhos dos jogos passados, também aqui vale um pequeno retrospecto do país sede.

A China é hoje o país que mais dá sumiço em católicos em todo mundo. Evidentemente não da "igreja católica" oficial, controlada e administrada pelo Estado, não, da Verdadeira, daquela que vive e cresce na clandestinidade, submissa ao Papa.


Só para que vocês tenham uma idéia, o país dos jogos tem hoje cerca de 35 bispos católicos mesmo, todos eles na clandestinidade, todos presos, desaparecidos, em prisão domiciliar ou sob vigilância.

Suas Excelências Reverendíssimas, bispo Su Zhimin e bispo Shi Enxiang, p.ex, foram presos em outubro de 1997 e abril de 2001, respectivamente, e nunca mais foram vistos. Sua Excia. Rev.ma, bispo Han DinXiang, foi preso em 1999 e morreu na prisão de maneira misteriosa em 2007, seus restos mortais não puderam ter um enterro católico, ele foi cremado seis horas após sua morte por ordem do governo chinês.

Sua Excia. Rev.ma, bispo
Julius Jia Zhiguo, 74 anos, já passou 18 anos na cadeia desde que foi sagrado bispo em 1980, atualmente está em prisão domiciliar, doente, sem poder receber visitas ou mesmo ser tratado fora de seu domicílio. Entre Janeiro de 2004 e agosto de 2007 ele foi preso 11 vezes.

Mais recentemente o governo chinês manteve em prisão domiciliar todos os padres da diocese de Shanghai durante o mês de Maio, para impedí-los de peregrinar para a Basílica de Nossa Senhora de Sheshan. Alguns leigos "clandestinos" também foram alertados a não peregrinar.

Pela mesma razão os Rev.mos padres Zhang Jianlin, 42 e Zhangli, 45 foram detidos pelas autoridades quando iam para Shanghai, dias antes do dia 24 de Maio, e desapareceram, não havendo notícia deles desde então.

Apesar da perseguição a Igreja cresce, como cresceu fortalecida pelo sangue dos mártires nos primórdios. " O Sangue dos mártires é semente de novos cristãos" (Tertuliano).

Um pouco mais sobre essas notícias você encontra aqui

Mais sobre a situação da Igreja na China você encontra na Fundação Cardeal Kung.

Aguardem novos posts sobre o assunto em breve.



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: