quinta-feira, 3 de julho de 2008

Auto-crítica

Este é o primeiro blog em que consigo manter uma certa regularidade de postagens por tanto tempo. Julgo que ainda estou longe do ideal, mas sinto que aos poucos estou encontrando o caminho.

Pela freqüência com que vejo blogs começando e terminando (este é o meu terceiro, como não deixa dúvidas o próprio título) creio que todos acabam passando por problemas iniciais semelhantes: falta de tempo, falta de público, falta de assunto, falta de um tema próprio, falta de publicidade, crise existencial.

Falta de tempo pode ser remediada com uma certa disciplina e a falta de público está intimamente ligada aos outros problemas: Se não tem postagem, ninguém aparece, ou se ela é esporádica o público não é fidelizado e acaba aparecendo de quando em vez; Se não tem um tema próprio os visitantes podem ficar confusos e deixar de vir porque acham que o blog é de política quando é de religião, ou vice-versa; Se o blog não aparece em lugar nenhum muito dificilmente alguém o encontrará; Se você não tem um estilo próprio, apenas reproduzindo outras notícias ou coisa do gênero, o blog fica menos interessante e, conseqüentemente, atrai menos pessoas.

Este blog já passou, e passa, por todos esses problemas, mas descobri que aos poucos a coisa toda vai se ajeitando. O tema ainda é muito amplo, acompanha mais o que está na minha cabeça do que o objetivo das pessoas quando entram nele, mas ainda não sei se isso é de todo ruim. Creio, também, que com o tempo vou encontrando um jeito próprio de escrever e de abordar os temas de forma mais agradável ao leitor e mais adaptada ao formato de um blog.

Enfim, como já disse, estou longe do ideal, mas tenho essa estranha impressão de que estou melhorando. Acho que isto pode servir de incentivo àqueles que começaram seus blogs, passaram por estes problemas e desistiram.... Viram, até eu consigo :-).



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: