sábado, 8 de novembro de 2008

Do que é essencial


Hoje é domingo, dia de Missa. Por falar nisso, que tal fazer um esforço para se concentrar só no sacrifício que é entregue no altar?

Parece brincadeira, mas por todo lado tenho percebido que as pessoas prestam atenção em tudo, menos no que é essencial, menos no mistério que, teoricamente, é o motivo pelo qual livremente escolheram estar na Igreja.

Tudo bem, talvez a culpa seja simplesmente da falta de catequese, se o sujeito não sabe o que está acontecendo na sua frente ele não tem como lhe dar o devido valor, mas creio que se tudo o que é acidental na missa(música, alguns gestos, arte, decoração, etc.) fosse dirigido somente, e de forma clara, para ressaltar a dignidade e a magnitude daquilo que se está celebrando, provavelmente as pessoas entenderiam, sem precisar de muita explicação.

Esta semana, infelizmente, ocorreu um episódio que ilustra muito bem o alcance que a valorização de coisas acidentais pode ter na cabeça do fiel. O resumo da opera é o seguinte: O bispo de Niterói, D. Alano, por motivos que só cabem a ele julgar, afastou um padre de sua paróquia. Por conta disto a comunidade pediu que ele reconsiderasse a decisão, até ai tudo bem. O problema foi que, ao não serem atendidos, a maioria dos paroquianos decidiu não comparecer à missa e a ficar do lado de fora, de costas para o altar.

O que, pelo amor de Deus, poderia justificar dar as costas para o Rei do Universo? O que poderia justificar tanto desprezo com o calvário? Não há padre que valha isto. É uma total inversão de valores. Parece que ficar sem o "carisma" do antigo padre significa a perda do valor da missa para aqueles que deixaram de comparecer.

Menos grave, mas ainda assim gravíssimo, é a desobediência e a irreverência para com o Bispo, para o qual, aliás, ofereço minhas pobres orações e peço que façam o mesmo.

Infelizmente este não é um caso isolado, aqui em Vitória mesmo tivemos um parecido, mas, graças a Deus, sem que ninguém ficasse de costas para o altar. Fico imaginando quando outro absurdo do gênero acontecerá.



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: