sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Campanha por conversões


Como eu adiantei aqui, estou dando início hoje, primeiro dia do mês de Agosto, à primeira campanha do Blogocop.

Vai funcionar da seguinte maneira: Todo mês os visitantes serão incentivados a rezar ao menos um terço por uma determinada alma. A princípio buscaremos aqueles que já mostraram alguma simpatia, mesmo que mínima, para com a Verdade, com o intuito de facilitar a abertura de seus corações e agilizar suas conversões.

O meu desejo é que a campanha se espalhe pela blogosfera católica, não por publicidade ou qualquer orgulho besta, mas para que mais pessoas possam rezar pelo mesmo objetivo. Por isto qualquer coisa referente à esta iniciativa está aberta aos meus visitantes, não há sequer a necessidade de linkar para o Blogocop, nem de fazer qualquer menção. Apenas peço que acompanhem as alterações mensais, de forma a que estejamos sempre rezando pela conversão da mesma alma.

No mais, eu tenho a intenção de todo dia primeiro postar o nome do novo contemplado e alterar as figuras referentes. Estou aberto a sugestões, quanto melhor... melhor.

E o nome do primeiro sortudo é.... tambores por favor!: Ana Paula Valadão.

O nome era outro, mas porque ela é uma mulher e eu sou cavalheiro e porque ela tem mais tempo de fila vai ser a primeira.

Entenda quem é e as razões da escolha no post d' O Possível e o Extraordinário.

Mãos ao terço.



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

45 comentários:

Anônimo disse...

gostei muito d sua iniciativa estou com vocês

Anônimo disse...

muito grato! Se puder divulgue e reze mais de um terço, nossa intercessão é um ato de amor e verdadeiro ecumenismo.

Anônimo disse...

A canpanha deste mês de setenbro,é pela convensão do padre jonas abib,padre marcelo rossi e seus rabanhos,eu Creio que o brasil será uma grande nação se evangélicos!!!!!

Christiano O. Pereira disse...

Obrigado pelo comentário. Só posso dizer uma coisa:

Amém! Todos nós, por nossa condição de pecadores, precisamos ser diariamente convertidos, inclusive os que você citou.

Porém, essa campanha visa a conversão daqueles que vivem apenas alguns elementos da Verdade, e que, embora a busquem verdadeiramente e até se aproximem dela, ainda não a abraçaram com amor que lhe é devido.

Só não concordo com uma coisa: O Brasil não será uma grande nação de evangélicos, ele já é. A grande maioria da nossa população crê no Santo Evangelho, sobretudo guiada por aqueles a quem Cristo deu a missão de ensiná-lo.

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Só uma dúvida?
Onde na Bíblia fala que devemos rezar texto para as pessoas, onde na bíblia foi estabelecida a óstia, onde na bíblia diz que existe um purgatório, onde na bíblia diz que devemos acender velas para as almas(pensei que a própia face de Jesus fosse nossa luz), onde na bíblia é estabelecida a confecção de imagens para adoração, ou estabelecida adoração ao santíssimo(que é um espelho neh?)??
Se vc puder me responder eu te agredeço..;)

Anônimo disse...

Que tal uma campanha pela conversão do Papa?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Christiano O. Pereira disse...

Meus prezados,

Pax Christi!

Não entendo porque tanta bagunça. Não é um ato de amor querer que uma pessoa trilhe o caminho correto? E mostrar para ela este caminho não é um ato de caridade? Sobretudo quando se trata do corpo místico de Cristo que é a Igreja?

Se eu creio que a Verdade é uma só, Cristo, e que ela está toda inteira na Igreja Católica, que é A Igreja de Cristo (que é seu corpo, como já disse), visível como uma cidade no alto de uma montanha, como não desejar que todos conheçam e façam parte dessa maravilha?

Anônimo3 - Partimos de pressupostos diferentes, por isso é impossível responder essas perguntas da maneira que você quer, mas mais a frente eu vou tentar. Antes caberia se questionar: Toda a Verdade está na Bíblia? ou há outra fonte? Se está só nela, como se pode decidir quais livros fariam parte do Novo Testamento, cujo cânon só foi definitivamente fechado por volta do séc. IV d.C? Na Bíblia não há uma lista de livros inspirados, alguém, alguma hora, deve que decidir quais eram com base em outra autoridade que não a própria Bíblia.

Além disto eu trato um pouco da formação da Bíblia em um post aqui no blog (o "outro parteII", publicado em junho), talvez fosse interessante ler.

Feita essa ressalva vamos às suas perguntas: As Sagradas Escrituras em diversas oportunidades nos exorta a rezar pelo próximo, portanto o terço é apenas mais uma forma de pedirmos a Deus por eles.

Jesus diz que aquele pão consagrado é verdadeiramente seu corpo, está ai o relato bíblico do que foi chamado depois de hóstia, mas o fato de se colocar um nome próprio em algo que já existe não significa criar essa coisa, apenas nomeá-la, caso contrário um recém nascido só existiria depois que tivesse um nome. Mas se preferir pode chamar de "Corpo de Cristo".

A questão do purgatório está bem descrita em Macabeus, que você não deve acreditar ser canônico por que alguém lhe disse que não é e não a própria Bíblia (viu o problema do nosso pressuposto?), mas também está nos evangelhos, na figura da passagem pelo fogo.

A Bíblia proibe a confecção de ídolos, e evidentemente também a Igreja. Nesse ponto eu acho que a Ana Paula Valadão, já que estamos falando dela, entendeu bem o sentido de uma imagem qualquer. Elas se assemelham às fotos que você mesmo deve possuir, são lembranças de irmãos que foram heróis da fé e estão no Céu, nada mais. Servem para a mesma coisa que uma foto de um ente querido.

Já a adoração ao Santíssimo é justamente isto, adoração ao Santíssimo, Nosso Senhor Jesus Cristo, a Bíblia toda nos ensina justamente a adorá-lo. Não é um espelho, mas a hóstia consagrada, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Espero ter respondido à altura do que você desejava, muito embora, pelo espaço tenha tido que resumir muito. Qualquer coisa estamos às ordens.

Anônimo4 Não é necessária uma campanha de conversão do Papa, para isto se reza em toda missa em por toda a Terra que o Santo Padre permaneça bem firme na fé e na caridade.

Maria Nome não salva, mas a realidade sim. A Realidade Igreja de Cristo recebe o nome de Igreja Católica, é essa realidade que salva, é a pertença à este corpo, que é o próprio Cristo, que nos leva à vida eterna. A diferença entre o que eu digo e o que você pensa é que você acredita que a esta Igreja seja invisível e congregue todas as que se dizem cristãs (mesmo aquelas com as mais diferentes doutrinas), já eu creio que a Igreja é visível como uma cidade no alto da montanha e é a Igreja Católica, muito embora partes da Verdade possam ser encontradas também em outros lugares, como proclamar que Cristo é Deus, p.ex.

Uma outra coisa que peço encarecidamente é que não atire acusações contra o Corpo de Cristo, não é bonito vir à casa dos outros e falar mal da sua família, por isso estou deletando seu post. Saiba, entretanto, que não lhe quero mal por isto, muito pelo contrário, sei por quantas vezes essas coisas lhe foram ditas a torto e a direito, meu desejo é que você conheça a Igreja como eu conheço. Rezarei por você.

Por fim, recomendo a todos uma visita ao www.hsjonline.com e ao www.veritatis.com.br essas perguntas estão muito melhor respondidas por lá. ;-)

Abraços a todos e agradeço a visita.

Fiquem com Deus

. rafael rocha. disse...

católicos, evangélicos, aff

=/

Sola Gratia!

Anônimo disse...

Que tal uma campanha pela conversao do padre Marceo Rossi uma vz que ele esta mais proximo dos evangelicos, (pois ate canta suas musicas,) do que a Ana Paula dos catolicos...

Anônimo disse...

Meu prezado,

Pax Christi!

Sua pergunta já foi respondida alguns tópicos acima.

Fique com Deus!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Christiano O. Pereira disse...

Prezado José,

A Paz de Nosso Senhor!

Quem é que põe a esperança em seres mortos? Não nós católicos.

Mais uma vez: imagens não são necessariamente ídolos, estes são seres criados que usurpam o culto que é devido somente a Deus, e podem ser coisas bem diferentes de uma imagem, pode ser uma idéia, pode ser a felicidade, p.ex.

Já imagem é algo que se refere a uma outra coisa, pode ser uma escultura, pode ser uma foto, pode ser um desenho, pode ser até a imagem da tv, que não são a própria coisa mas remetem a ela. Isso não é nem nunca foi proibido por Deus, vale lembrar, p.ex., que o próprio Deus mandou que se confeccionasse a imagem de uma serpente e também de anjos.

Você mesmo não acredita que ter uma imagem seja contra as leis de Deus, ou não teria fotos em sua casa.

Permita-me uma comparação: Quando você tem saudades de alguém muito próximo naturalmente quando vê a foto dela relembra dos bons momentos, das feições, etc..., tem gente que até faz carinho na foto... :-) Isso nada tem de errado, a imagem aqui apenas ressaltou o sentimento natural de carinho, de afetividade. Papel semelhante tem uma imagem de um Santo, relembramos de nosso irmão querido, que trilhou o bom caminho e venceu a corrida, e que agora está na Glória de Deus. Isto não usurpa a glória de Deus, antes até a ressalta, pois sabemos que foi o amor que Deus tem por seus filhos que o salvou. Compreende?

Infelizmente, como fiz com o comentário da Maria, vou apagar o seu também, por conter mentiras contra a Igreja de Cristo. Mas entendo suas dúvidas, só espero que você seja sincero para aceitar argumentos contrários e aberto para aceitar quando a Verdade se mostra. Rezarei por você.

Fique com Deus!

Abraços.

Anônimo disse...

OLÁ QUERIDOS E AMADOS EM CRISTO JESUS...

A VERDADE PURA É:

SÓ EXISTE UM CAMINHO E ELE É CRISTO JESUS.

SE CREMOS EM DEUS CREMOS NA SUA PALAVRA, E SE CREMOS NELA TAMBÉM ACREDITAMOS NO QUE NELA ESTA ESCRITA, E LÁ DIZ QUE SÓ HÁ UM CAMINHO, QUE É JESUS CRISTO.

NÃO HÁ OUTRO, E NÃO HÁ NINGUÉM, NEM ALGO, NADA PARECIDO, E NENHUM OBJETO TE LEVA AO PAI, SENÃO A CRISTO.

ELE É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.

E SER DIRECIONADO PELA PALAVRA DELE É O QUE DEVEMOS FAZER.

Anônimo disse...

Cristiano,não foi minha intenção ^magoá-lo.Me perdoe se minhas palavras o entristeceu ou o deixou irado.Deus sabe que minha intenção não foi essa.Quanto à Ana Paula que ela seja um canal de bençãos na vida de voces e de todos que a ouvirem.Não só ela,como outros cantores como:Aline Barros,Fernanda Brum,Lauriete,Cassiane,Ludmila,André Valadão...

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo nº6 (se não perdi as contas :-)),

A paz de Nosso Senhor!

Amém, só Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, só ele, e ninguém está dizendo diferente.

E o que devemos fazer é ser mesmo direcionados pela Palavra de Vida dEle, mas pela inteireza da Palavra e de acordo com aqueles a quem Ele deu a autoridade para ensinar.

Veja meu irmão, como o eunuco em Atos nós não podemos entender as Sagradas Escrituras sem alguém que nos explique e ninguém pode ensinar se não tem autoridade para tanto. Há um tempo atrás escrevi algo sobre isto, está no arquivo do blog, no mês de abril, o post se chama "O Outro - parte II", se desejar dê uma olhada lá.

Em resumo, toda e qualquer interpretação parte de uma tradição em que aquele que interpreta está inserido, daí existirem tantas interpretações, muitas vezes contraditórias, dos mesmos textos. A compreensão da totalidade da mensagem de Jesus só se dá se inserida na Tradição dos Apóstolos. É nessa Tradição que os livros neo-testamentários são escritos e é nela que devem ser interpretados (tanto assim que por diversas vezes os apóstolos exortam que o povo guarde também a palavra oralmente transmitida). Aliás, ela é tão importante que é por ela que o cânon bíblico (o nome dos livros que fazem parte do Novo Testamento) pôde ser definido e hoje você pode ter em sua casa o Novo Testamento com os livros que tem.

Bom, fora isso, peço encarecidamente que da próxima vez se manifeste sem o caps-lock acionado, pois letras em caixa alta significam, na linguagem da internet, que você está gritando. :-)

Fique com Deus!

Christiano O. Pereira disse...

Maria, minha prezada e querida irmã,

A Paz de Nosso Senhor!

Em momento algum você me magoou. Como eu disse no meu comentário anterior: eu entendi a origem das suas palavras, entendi que não nasceram na intenção de atacar, de machucar, não vieram do ódio e lhe digo que em momento algum fiquei irado com você ou lhe desejei mal. Ao contrário, desejei desde o primeiro momento que você pudesse um dia ver aquilo que eu vejo.

Sei que você é sincera e tenta se guiar pelo amor, Deus lhe guarde assim, pois é o caminho correto para encontrar Nosso Senhor, não deixar que o orgulho triunfe sobre a Verdade.

Caso ainda lhe pareça que estou chateado ou algo do gênero, pode me procurar, meu e-mail é christianoopereira@yahoo.com.br, e conversaremos com mais calma :-).

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Prezados amigos católicos:

Vocês tem toda liberdade para rezar por quem quiser, afinal de contas, Deus é quem vai decidir atender ou não as orações de quem quer que seja, pois o próprio Jesus disse que muitas vezes não recebíamos rresposta de orações por pedirmos mal.

A pergunta que faço é a seguinte: Porque vocês escolheram Ana Paula Valadão, uma mulher santa aos olhos de Deus, que têm abençoado milhões de vidas com suas canções e pregações, que Deus têm usado tremendamente? Acham mesmo que ela precisa de conversão, ou vocês a admiram tanto que não conseguem vê-la sendo evangélica e não católica?

Penso que vossas rezas deveriam ser destinadas aos homens e mulheres que ainda não têm Deus, como os viciados, os ladrões, os ateus, os enfermos e doentes de alma, os satanistas e outros mais.

Que me desculpem, mas vejo aí mais uma atitude de idolatria dos católicos.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo,

Pax Christi!

Exatamente, Nosso Senhor é quem decidirá se atenderá ou não nossos pedidos e como Santa Mônica rezou pela conversão de seu filho Santo Agostinho também nós rezamos por nossos irmãos, a quem cabe, entretanto, aceitar a graça.

A sua pergunta eu já respondi em outro post, mas, se me permite, reproduzo aqui: "Quanto a rezar apenas por pessoas famosas e com visibilidade, esta não é a regra da campanha, a regra é rezar por pessoas que mostraram alguma sinceridade na busca pela Verdade. A visibilidade é apenas algo acidental, já que é muito mais fácil pedir para alguém rezar por uma pessoa que conheça, mas temos nos nossos planos pessoas menos famosas, que não aparecem tanto, que já estão em nossas orações e futuramente estarão por aqui. ;-)"

Aliás, este mês o post da campanha trata disto, me perdoe por não copiá-lo aqui, dê uma olhada lá, mas, em resumo: foi por amor. ;-)

...Não entendi como chegou à conclusão.

Fique com Deus!

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo,

Pax Christi!

Fiz uma visita ao site indicado, foge até um pouco do padrão :-), não foi esse senhor que andou falando mal de outras pessoas famosas no meu protestante há pouco tempo atrás?

Enfim, não vi nada diferente em termos de doutrina, o problema é sempre a falta de autoridade e desligamento da tradição apostólica.

Infelizmente, porém, não permitirei propagandas de outros sites que não aqueles que recomendo, espero que entenda, terei que apagar seu comentário, acredito que você faria o mesmo.

Fique com Deus!

Abraços.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Christiano O. Pereira disse...

Prezado Marcos,

A Paz de Nosso Senhor,

Peço que me perdoe se não expliquei a contento, procurarei melhorar.

De maneira alguma eu acho que os protestantes são isto que o senhor falou, muito pelo contrário aliás.

Entretanto o senhor me pareceu um tanto exaltado, calma e paciência, não adianta atacar ou xingar, a Verdade não vem pela força, bater em todo mundo para chamar cavalo de coelho não vai transformá-lo, é mais honesto e cristão provar por argumentos que o que eu chamo de cavalo é na verdade um coelho.

Perceba como o senhor em momento algum fez isso, só ficou jogando acusações, o que só testemunha em seu desfavor, mostra que a idéia que o senhor faz da Santa Madre Igreja não nasce do refletir, mas do preconceito.

Esperançoso que o senhor seja sincero com a Verdade (o mínimo que se espera de um cristão) e deixe a raiva de lado respondo suas "dúvidas".

Realmente não sou nenhum sábio e fico fico feliz que o senhor aponte isso, mas certamente o que escrevi não são "asneiras" como o senhor diz, nem muito menos foram respostas mal intencionadas como o senhor insinuou, foram argumentos que o senhor sequer se preocupou em analisar ou destruir com a lógica.

Meu prezado e querido Marcos, depois da morte, ressureição e ascensão de Nosso Senhor, a multidão ia atrás de Pedro e muitos queriam ao menos tocar sua sombra para serem curados (At 5,15), imagine a confusão, imagine a procissão atrás do príncipe dos apóstolos, isto por acaso era idolatria? Não meu caro, era amor, amor por aquele a quem Cristo havia escolhido e enviado em seu nome.

Deus em seu amor quis nos criar capazes dEle, capazes, portanto, do Amor, e nos fez afetivos e não maquininhas programadas para só executar certas tarefas.Nada mais normal, então, do que o povo expressar seu sentimento de amor filial, por Deus primeiramente e para com seus enviados depois. Repare que mesmo no segundo caso o amor é voltado para Deus, que recebe o agradecimento por sua criatura.

No caso específico que você citou, o do Círio de Nazaré, nada mais natural do que agradecer a Mãe de Jesus o seu sim, nada mais normal do que homenageá-la e não diga que não é, porque já vi em meios protestantes várias pessoas expressando seu sentimento de amor para "bispa" fulana, "apóstolo" sicrano e "pastor" beltrano, milhares, as vezes milhões seguem seus passos, shows, pregações, muitas vezes com grande sacrifício. Isso, caríssimo, é normal e nunca adoração, em hipótese alguma condenada pelas Sagradas Escrituras, e se é assim para com quem é tão pequeno, porque não seria para com a Mãe do Salvador?

Evidentemente ocorrem abusos, mas os abusos não são a regra e certamente são a minoria. À estas pessoas não damos as costas, mas procuramos ensinar, para que ordenem de maneira justa o seu amor.

Sobre minha consciência, lhe falo com toda a sinceridade, não sinto nada daquilo que você escreveu, mas sim, ela me acusa sempre, pois sou pecador, indigno do Amor de Deus, preguiçoso, vaidoso, orgulhoso, pouco caridoso, etc., etc., etc.., mas ela me acusa ainda mais quando deixo sem resposta alguém que está perdido, quando, podendo, eu não dou atenção a uma alma que Deus coloca em meu caminho. Por isso tento fazer o meu melhor, tento passar por aqui sempre que posso e ver se existe algum comentário esperando resposta, porque é meu dever de caridade responder da melhor forma que conseguir, para que, quem sabe, mais uma pessoa possa ver A Verdade em sua completude. Peço perdão a Deus e aos meus visitantes se não o tenho feito da melhor maneira.

Por outro lado, há realmente sempre em mim a dúvida do meu destino final, mas não por eu ser católico, ao contrário, não tenho qualquer dúvida de que este é O Caminho, em que a Verdade que é Cristo pode ser contemplada em sua perfeição aqui na Terra, meus receios são somente quanto à minha dignidade, quanto à minha capacidade de dizer sim e ser fiel sempre, até o final (Mt 24,13).

De resto não tenho o que comentar, só achei muito feio você vir até aqui para chamar meus irmãos todos de preguiçosos e acusá-los de serem mal intencionados e de terem vergonha da palavra de Deus, por isso estou moderando o seu comentário. Quanto a mim não tem problema, sou pecador e peço a Deus que tenha misericórdia de mim.

Rezarei por você meu prezado, e se desejar pode me procurar pelo meu e-mail: christianoopereira@yahoo.com.br , terei enorme prazer em tentar responder suas dúvidas.

Fique com Deus!

Anônimo disse...

Cristiano,Cristiano... Rezas são somente rezas. É lindo ver você escrever assim, parece até que fez oratória mas não convence. Seria interessante vc deixar meus comentários em seu site para que outros possam comentar tmb. Acho que acertei em muitas áreas suas e que por isso você moderou meus comments. Sem problemas. Entenda, ou você deve ter problemas mentais moderados ( aquele no qual o indivíduo sabe + ou - o que faz, mas depois entra em colapso stresse-mental) ou você deve ser um alguém muito teleguiado por algum mal. Percebí que você foi explicando tudo, da sua maneira, passo a passo. Mas, " se não verem sinais e prodigios não crereis". Ô Cristiano, nãos seja ingênuo, jamais, jamais alguém que estava numa condição de perdido e uma vez saiu desta condição por ter aceitado Jesus, voltaria para sua condição anterior ou seja, a ser errado de novo, ainda que volte a errar, mas viver errado não. Havera sempre uma esperança n coração de voltar, um remorso para o coibir. Você é esperto mas infelizmente não tem respostas convincentes e retas para as questões que lhe fiz. Não sou senor mas, jovem e conhceço muito bem a palavra de Deus ao ponto de lhe perguntar, como vc se sente tão seguro para afirmar que não é idolatria o que acontece no Cirio de Nazare se vc nem vive aqui para ver, por acaso, ficavam as pessoas de joelhos para adorar a Paulo ou a pedro aqui? Sim, eu entendo que a palavra fala sobre a sombra de pedro que por onde ele passava ia curando mas amado mão era a sombra e sim, a presença de Deus. Mostre-me se isso acontece em sua vida? Milagres e Prodigios ? " Estes sinais ao de accompanhar aqueles que creem em meus nomes... Marcos 16:17. Deuteronômio 5:8 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra... LEIA ISSO E REFLITA!!! Explique isso se puder, Cristiano.
Tudo o que vc vier a fazer sem conhecer de verdade o prórpio Senhor Jesus é meramente liturgia, meu caro e isso os fariseus faziam melhor que vc e Jesus disse:Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar.
14. [Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Devorais as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso, sereis castigados com muito maior rigor.]
15. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Percorreis mares e terras para fazer um prosélito e, quando o conseguis, fazeis dele um filho do inferno duas vezes pior que vós mesmos.
Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão.
28. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
29. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Edificais sepulcros aos profetas, adornais os monumentos dos justos
Poxa, Cristiano, é muito injusto debater com vc, pois vc esá cheio de inteligencia humana, entenda a Unção ou Poder de Deus para você pé algo que só é dado para os Filhos de Deus, Criaturas não recebem e com isso você não consegue entender o que falamos pois, fora dado só aos Filhos."Veio para o que era seu e os seus não o receberam, mas a todos quantos receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, os que crêem no seu nome." (João 1:11,12).
O texto acima está na Palavra de Deus nas Escrituras Sagradas da Bíblia, escrita, não por vontade humana, mas por homens divinamente inspirados pelo Espírito Santo.

Supondo que nem todos sejam filhos de Deus, me parece que somente quem crê no Senhor de acordo com a bíblia, recebe esta bênção de ser adotada como filho de Deus por meio dele.

Supondo que todos são filhos de Deus, me parece que isso só é válido para quem é reconhecido pelo Pai através da adoção no Filho unigênito Jesus Cristo e selado pelo Espírito Santo para a vida eterna junto de Deus, conforme está escrito na bíblia.

Assim sendo, partindo do pressuposto que nem todos são filhos de Deus, me parece ser uma boa idéia aceitar Jesus como Senhor e Salvador, se arrependendo e se convertendo de acordo com a Palavra de Deus nas Escrituras Sagradas da Bíblia, como os cristãos crentes evangélicos têm pregado e sido criticados por obedecerem a Deus, não apenas com uma "lista de presença" nos cultos ao Senhor nas igrejas, mas com ações de obediência ao Senhor, conforme sua orientação na bíblia. Semelhantemente, partindo do pressuposto que todos são filhos de Deus, do que adianta ser filho de Deus e não ser reconhecido pelo Pai? Se os filhos devem obedecer aos pais, então, para que todos sejam filhos legítimos de Deus, não deveriam todos obedecerem o Pai?
Você emtende isso pelo menos? Se você entender sem religiosidades mas, à luz da palavra, então iremos conversar.
Fik com Deus e que Ele lhe faça enxergar o que ainda não consegue ver.

Marcos.

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Marcos,

A Paz de Nosso Senhor!

De fato, como você (usando a liberdade que você me deu no último comentário :-)) diz: "rezas são somente rezas", isso é conhecido como tautologia, pedra é pedra, água é água, etc..., ou seja não acrescenta ou diminui em nada aquilo que eu vinha dizendo.

Fico feliz que você goste do meu jeito de escrever, eu mesmo não gosto, ainda tenho muito que aprender para que possa ficar razoável. Entretanto, peço que não coloque muito a sua atenção na forma daquilo que escrevo, mas no conteúdo, o mais importante é a matéria que preenche os argumentos e, sobretudo, a Verdade a que se chega na conclusão.

Concordo que seria muito interessante deixar o seu comentário no site, entretanto, conforme já avisei, agressões não serão permitidas, nem links indevidos ou acusações não fundamentadas, e este tem sido, infelizmente, o tom de suas manifestações. É por isto que aquele seu comentário foi apagado e esse último também será. Não porque tenha atingido certas "áreas", nem porque eu tenha "problemas mentais moderados" ou, ainda, porque eu seja "teleguiado por algum mal", mas porque você insiste em querer impor sua opinião pela força, no grito. Deus nos deu o intelectuo, façamos uso dele. Aliás, como você mesmo disse, eu vou explicando tudo passo a passo, então qualquer pessoa que deseje discordar pode fazê-lo a partir daquilo que eu coloco no meu comentário.

Meu prezado, não é porque eu não viva ai que não conheça o Círio de Nazaré, passa todo ano na televisão, pela internet podemos ver fotos, etc., aliás, a devoção do povo paraense não é uma exclusividade. Aqui em meu estado temos a Festa da Penha, que não é tão grande quanto a daí mas também impressiona (esse ano eu fiz um post no meu blog sobre ela). Posso dizer de coração que não há idolatria, ninguém toma Nossa Senhora como Deus, leia o que escreve um grande santo da Igreja sobre isto:

"Confesso com toda a Igreja que Maria é uma pura criatura saída das mãos do Altíssimo. Comparada, portanto, à Majestade infinita ela é menos que um átomo, é, antes, um nada, pois que só ele é 'Aquele que é' (Ex 3,14) e, por conseguinte, este grande Senhor, sempre independente e bastando-se a si mesmo, não tem nem teve jamais necessidade da Santíssima Virgem para a realização de suas vontades e a manifestação de sua glória. Basta-lhe querer para tudo fazer" (S. Luís Maria Grignion de Montfort, no "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem")

Isto é o que ensina a Igreja, é nisto que a cristandade sempre acreditou. Se há abusos eles não são doutrina da Igreja e devem ser, e são, corrigidos com amor.

Vejamos por um outro lado. Quando, entre vocês, um "pastor" é tido como ungido, como inspirado, quantos não acorrem a ele? Quantos não vem de longe pedir que ore sobre eles? Se é assim com uma pessoa comum, como não seria com a Mãe do Salvador? Como não seria com aquela que todas as gerações hão de chamar de bem-aventurada? Repito, deixe o preconceito de lado e olhe a realidade a sua volta, a afetividade humana é normal e boa, desde que bem ordenada.

Algo que tenho visto com certa freqüência é uma confusão quanto ao que seja adorar. Adorar é, p.ex., aquilo que os Maias faziam com o Sol, que os egípcios faziam com o faraó e com o mesmo astro, ou o que os hindus fazem com suas estátuas que precisam comer, beber, etc.. idolatrar é prestar à uma criatura (ídolo) um culto que seria devido somente a Deus, como o sacrifício, p.ex., é tomar aquela criatura como se fosse Deus, o que em momento ocorre no catolicismo. E lembre-se sempre, gostar, amar, ter devoção são atitudes normais, não diminuem a glória devida a Deus.

Outra coisa que reparei no seu comentário é a relação indevida que você faz entre ajoelhar-se e adorar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Veja, p.ex., Gn 42,6 ou em At 16,29 ("Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas."). a intenção é que conta e não os atos exteriores.

Bom, fica claro que não temos ídolos e falsos deuses, mas irmãos amados que intercedem por nós junto a Deus. Outra questão é a imagem em si.

Imagem, meu prezado, não é nada mais do que uma criatura que simboliza ou representa outra. Nesse sentido uma foto é uma imagem, um quadro é uma imagem, a tv passa imagens, etc... não há proibição à imagem pura e simples, caso assim fosse o mesmo Deus não teria mandado esculpir uma serpente ou anjos. Já que estamos falando de Ana Paula Valadão, parece que ela entendeu isso, e comprou um leão de madeira para presentear seus pais. O Mandamento proíbe fazer ídolos, ou seja preparar criaturas para que sejam adoradas, e não possuir ou fazer imagens, caso contrário você não poderia ter fotos, quadros, revistas, televisão, já que estas são ou têm "figura[s]". Aliás, você viu a nova propaganda da rádio da Igreja Adventista, uma imagem de Cristo, no trono, e vários anjos.

Mas vamos mais longe. Se você estiver sinceramente interessado em aprender o que sempre creram os cristãos dê um pulo no site das catacumbas cristãs cujo link está aqui no blog. Lembre-se que muitas delas são da época dos apóstolos, era lá que os cristãos se reuniam no tempo das perseguições. Inclusive em uma delas foi colocado o corpo de São Pedro, sobre a qual depois foi construído o altar da Basílica do Vaticano (fato comprovado no nosso século por escavações que encontraram seus ossos e os escritos "Petrus Eni", que significa, Pedro está aqui). Lá você poderá encontrar várias figuras, várias imagens. Recomendo, vale a pena.

Finalmente. Realmente nem todos são filhos de Deus, só aqueles que receberam o batismo e, por adoção, assim foram constituídos. Entretanto, você pressupõe errôneamente que eu não tenha Nosso Senhor Jesus Cristo como Mestre, Senhor e Salvador, ou que não me arrependa dos meus pecados ou ainda que eu não creia na Palavra de Deus. Isto, meu prezado, é você quem diz, com base em uma interpretação que não é cristã, nem bíblica por conseqüência. Aliás, qual a coluna e sustentáculo da Verdade?

Fique com Deus e lhe desejo aquilo que desejou para mim: "Ele lhe faça enxergar o que ainda não consegue ver".

p.s: resolvi deixar o seu comentário por enquanto, para refletir melhor sobre as agressões, dado que parecem ser somente à minha pessoa, o que posso suportar. :-) Mas a qualquer momento eu posso tirar, se achar que agride mais alguém ou a Santa Madre Igreja.

Anônimo disse...

Cara, você pode titar o comentário. O blog é seu. Você faz o que bem entender dele mas, é muito estranho a forma e o jeito de você falar pois, seu não conhecesse as escrituras como alguns que lêem seu tão confuso Blog, já foram, infelizmente levados a crer no que você fala. Entretanto, com certa eloquência, acredito que você já conseguiu levar alguns a crerem no que você diz. Volto a dizer, você erra não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus, usa de um modo até perspicaz de falar mas, amigo, você não convence. O próprio Senhor Jesus nos advertiu sobre pessoas como você que confundiriam até mesmo alguns da fé por acreditarem em doutrinas de demônios. Acho que você precisa sim, urgentemente deixar sua maneira mezzo-eloquente de falar e começar a rever seus probres valores. Não etou lhe ofendendo em nada, contudo você me obriga a lhe falar a verdade e ela dói em quem não a aceita. Sinto muito. Não entro em seu Blog para lhe ofender mas, para lhe ajudar. Sinais visiveis existem de que você estudou um pouquinho sobre escatologia e hermeneutica além de doutrinas liturgicas do catolicismo para falar e até opinar mas, é claro que quando você tem o Espírito de Deus em você, você consegue convencer as pessoas da Verdade. E quando você não tem? Como é o seu caso, amigo? São apenas palavras, e, palavras humanamente falando, são meramente esquecidas. Saiba que não me importo em que você apague ou não os comentárioss, só entendo que s e você apaga é motivo mais do que suficiente para provar que você foi tocado em alguma coisa e não quer que outros também sejam ( leiam). Perdão ma, eu rio comigo mesmo em saber que você apenas estudou para dar algumas respostas evasivas à alguns, mas esqueceu de se responder a sí mesmo certs questionamentos feitos por mim dirigidos à você. Perdão. Não concordo quando você infelizmente afirma: "Bom, fica claro que não temos ídolos e falsos deuses, mas irmãos amados que intercedem por nós junto a Deus. Será que existe isso escrito em sua Bíblia meu querido: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” EC 9:5,6

Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos Sl. 146:4.
Cristiano, para com a leseira e caia na real, filho. Maria morreu, velho e está na condição aí de cima que você leu. O único que ressuscitou foi Jesus Cristo. Como você insiste em dizer que estes "Santos" intercedem por nós? Por mim não! Mas, por você. Cristiano a minha e sua Bíblia falam que só existe um intermdiador entre Deus e os homens que é Cristo, filho. Pare de falar besteiras em seu site enaganando pessoas frágeis que procuram a verdade e em seu blog com tudo o que você escreve, filho elas não encontrarão. Leia isso, mas na sua Bíblia tah bom?:1 Timóteo 2:5 Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

1 Coríntios 8:6 todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele.

Filho, mas uma vez, pare com seus probres comentários aqui. Quer ganhar pessoas e ser simpático? Fale sobre vida, amor, alegria, comente sobre o bem estar. VOcê está confundindo pobres pessoas carentes da verdade em seu Blog, com isso você cai numa verdade da palavra que diz:Lembre o próprio Jesus, que diz: "Se alguém enganar um desses pequeninos (pessoas que não tem conhecimento), melhor seria que se amarrasse uma pedra no pescoço e se atirasse no fundo do mar".
Puxa, tem tanta coisa para falar mas, por Blogs seria dispendioso e gasta tempo mas, enquanto cumprimos o que está escrito em Judas 1 que diz: 23 E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo ... Vejo que você não está contribuindo com isso, filho. Pense no que está fazendo e comece a falar da verdade e, por favor, deixe suas palavras cheias de sabedoria humana e comece a falar pelo Espírito de Deus, se é que você O tem em sí. Visto que pelas palavras Não.

Com amor e profunda compaixão,

Marcos.

Anônimo disse...

Prezado Marcos,

A Paz de Nosso Senhor!

Só para constar: mais uma vez a regra da sua manifestação é a agressão. Se, como você diz, sua intenção não é me agredir será necessário que na próxima vez você pense duas vezes antes de escrever pois este é o tom de todas as suas manifestações.

Mais uma vez eu lhe digo: não adianta querer mudar a realidade a machadadas. Se você está tão convicto de defender a Verdade por que não usar argumentos ao invés de ataques? Por que não responder as perguntas que eu lhe faço? Esta postura, meu prezado, não é própria de quem está racionalmente convencido de sua fé, mas de quem precisa se esconder atrás de frases feitas para não ter que encarar a dolorosa Verdade.

Não vou me dar o trabalho de responder as críticas que você fez ao meu conhecimento e à minha forma de escrever, que tomam mais da metade da sua manifestação, e passarei diretamente ao que interessa.

A citação do Eclesiastes não se aplica ao que eu falava porque a intenção lá é dizer que todos hão de morrer e que, depois deste fato, nada mais se poderá fazer aqui na terra, nada mais se contará para a sua salvação e que, só então, a justiça será feita. Aliás é justamente disto que o texto está tratando desde o início, que você não citou mas que diz: "Eis o que eu vi, aplicando meu espírito a tudo o que se faz debaixo do sol, quando um homem domina sobre o outro homem para desgraça deste último: vi ímpios receberem sepultura e gozarem de repouso, enquanto que aqueles que tinham feito o bem, iam para longe do lugar santo e eram esquecidos na cidade. Isso é ainda vaidade.
Porque a sentença contra os maus atos não é executada imediatamente, o coração dos homens se enche do desejo de fazer o mal; porque o pecador culpado de cem crimes vê sua vida prolongada. Eu sei, no entanto, que a felicidade é para os que temem a Deus, que sua presença enche de respeito, e que não haverá nenhuma felicidade para o ímpio, o qual, como sombra, não prolongará sua vida, porque não tem temor a Deus." (Ecle 8, 9-13). Ai então se encaixa a citação que você fez e que diz: "nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento". Não há mais recompensa terrena, como o ímpio vinha tendo e o justo não, mas depois de sua morte o justo será sim recompensado ("a felicidade é para os que temem a Deus") e os impíos castigados ("não haverá nenhuma felicidade para o ímpio"), se seguirmos a sua interpretação depois da morte não há recompensa alguma, o que é absurdo.

Muito menos se aplica o Salmo 146, 4, porque ele não está tratando do destino final dos homens, mas do erro de colocar a confiança em uma criatura, eis o contexto: "Não coloqueis nos poderosos a vossa confiança: são apenas homens nos quais não há salvação. Quando se lhe for o espírito, ele voltará ao pó, e todos os seus projetos se desvanecerão de uma só vez." (salmo 146, 3-4). É evidente que isto aconteça, não conheço nenhum homem que tenha morrido mas seus pensamentos continuado, entretanto, não há nada que trate do destino de sua alma neste salmo.

Para concluir: se bem entendi, sua tese é que "depois da morte estão todos dormindo", certo? Porém esta tese é frontalmente contrária à Palavra de Jesus que mostra, em Lucas 16,19-31, o rico conversando com Abraão depois da morte; também contraria o que se encontra em Mateus 17,1-13, em que Jesus aparece conversando com Moisés a Elias (ora, ambos já haviam morrido, como poderiam estar dormindo aguardando o julgamento final se estão conversando com o Mestre?); do mesmo modo contradiz o que pode ser lido em Lucas 23,43, em que Jesus diz: "Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso" ;também é contrária ao que podemos ler em Apocalipse 6,9-10, em que João vê as almas dos homens justos intercedendo a Deus antes dos juízo final: "Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos homens imolados por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho de que eram depositários.
E clamavam em alta voz: Até quanto tu, que és o Senhor, o Santo, o Verdadeiro, ficarás sem fazer justiça e sem vingar o nosso sangue contra os habitantes da terra?
".

Esta última passagem, aliás, serve também para desmontar o seu argumento de que os Santos não intercedem por nós. Como você pôde ler, lá estão eles intercedendo. Neste sentido a citação de 1Timóteo 2,5 perde totalmente o sentido que você quis atribuir a ela. Sim Jesus é o único mediador, mas isto não significa em hipótese alguma que nós não possamos pedir a Ele por nossos irmãos. Você mesmo faz isto quanto pede orações a seu pastor e eu pergunto: a quem você pediria orações preferencialmente: a um ímpio ou à um justo?

Quanto a citação de 1Coríntios 8,6, me parece que foi colocada só para dar a impressão de que você tinha razão só pelo número de citações, pois não tem nada a ver com o que você estava propondo.

Mais uma vez deixo de lado os ataques pessoais e vamos, se me permite, à minha pergunta, só uma:

Qual é a coluna e o fundamento da Verdade?

Fique com Deus!

Elaine Maia disse...

Paz amados!

Porque perder tempo pescando no aquário do vizinho quando temos tantas e tantas pessoas no mundo que nunca nem ouviram falar de Jesus Cristo?

No céu não vão haver placas com nomes de denominações,para que cada um entre onde convivia aqui na Terra...

Terceiro, se algum de vocês foi a algum congresso de Louvor e Adoração do Diante do Trono, deve ter ouvido também, a mesma Ana Paula Valadão afirmar "não oro pela destruição da Igreja Católica, como muitos cristãos fazem, oro sim, para que eles tenham um encontro verdadeiro com Cristo e se convertam de fato".

Resumo, ela crê em Deus como os católicos, mas é evangélica. Isso não a faz "querer ser católica".

E, pra terminar, quem instituiu a Igreja Católica, a "única verdade", porque pelo que sei Jesus veio para os JUDEUS, mas estes o rejeitaram...

Fiquem com Deus, e que possamos todos procurar os perdidos e não os salvos pra casa do Senhor. Seja ela Batista, Católica, Assembléia, Presbiteriana, Quadrangular ou outra qualquer.

Anunciemos as boas novas a quem não as conhece, e não a quem já faz isso com tanta propriedade e mostra tanta intimidade com Deus.

=*
kisses!

Christiano O. Pereira disse...

Prezada Elaine,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Agradeço muitíssimo sua participação, mas tenho que discordar de você.

Não concordo que a campanha seja um: "pescar no aquário do vizinho" como você diz, e não concordo porque esta metáfora dá a impressão errada de que todos os "aquários" são idênticos e têm o mesmo valor, o que não ocorre na realidade.

Veja, forçando um pouco essa imagem dos aquários, não seria um ato de caridade para com os peixes querer tirá-los de um aquário em que recebessem pouca comida e que estivesse sujo? E no sentido inverso, não seria errado deixá-los acreditar que o aquário em que vivem, turvo e com pouco ar, lhes fornece o máximo de luz e oxigênio?

É mais ou menos esse o intuito da campanha: pedir a Deus que mostre à esses peixinhos que só há um aquário que pode lhes fornecer água, luz, ar e alimentos em abundância, com o agravante de que esta imagem é imprópria, pois a Realidade é ainda mais sublime e a Igreja é o corpo de Cristo.

Como eu disse à Maria mais acima, não se trata apenas de mais uma denominação, não se trata de um outro aquário no meio de tantos. De fato placas e nomes não interessam, eles são apenas a indicação de uma realidade: "A Realidade Igreja de Cristo recebe o nome de Igreja Católica, é essa realidade que salva, é a pertença à este Corpo, que é o próprio Cristo, que nos leva à vida eterna. A diferença entre o que eu digo e o que você pensa é que você acredita que esta Igreja seja invisível e congregue todas as que se dizem cristãs (mesmo aquelas com as mais diferentes doutrinas), já eu creio que a Igreja é visível como uma cidade no alto da montanha e é a Igreja Católica, muito embora partes da Verdade possam ser encontradas também em outros lugares, como proclamar que Cristo é Deus, p.ex.".

No caso da Ana Paula Valadão, sabemos que ela não "quer ser católica", ao menos conscientemente, e é justamente por isso que rezamos, se ela já fosse não precisaria que rezassemos nessa intenção. Ocorre que ela andou mostrando uma certa abertura para entender coisas que geralmente são tabus no meio protestante, como a questão das imagens, e essa abertura à Verdade já é um bom começo.

Por fim, Jesus veio para todo o gênero humano, e não só para os judeus (muitos dos quais, aliás, reconheceram nele o Messias), mas isso não impede que Ele, como mesmo disse, tenha a Sua Igreja, que foi fundada por Ele e permanece visível até hoje, sem interrupção, com sucessores escolhidos pelos apóstolos, com a mesma autoridade dada pelo Mestre e sobre a qual as "portas do Inferno não prevalecerão".

Espero ter ajudado a esclarecer nossa posição. Fique a vontade para se manifestar e se preferir meu email é: christianoopereira@yahoo.com.br

Fique com Deus!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pelo que vejo na vossa manifestação, o senhor parece ter entendido a questão das imagens, resumindo o problema tão somente a um ato exterior, o de ajoelhar-se, certo?

Seguindo o que conheço das objeções protestantes este problema se daria porque o ato exterior de ajoelhar-se equivaleria, necessariamente, a adorar. Ou seja, se alguém está se ajoelhando está adorando, certo?

Ocorre, porém, que a adoração depende não de um ato exterior, mas de uma intenção interior. Assim, ajoelhar-se sem intenção de prestar culto que é devido somente a Deus não é adorar. Ajoelhar para beijar um filho, ajoelhar para amarrar o cadarço do sapato, ajoelhar para pedir clemência à autoridade, ajoelhar para pedir a mão da namorada, ou para sublinhar a posição de subordinação ou de respeito são atos completamente diferentes entre si e, em nenhum dos casos, pode ser equiparada à adoração.

Isso é evidente e acredito que o senhor não discorda. Aliás, como eu já apontei em outro comentário, feito em resposta ao sr. Marcos, a própria Bíblia dá testemunho desta diferença: "Outra coisa que reparei no seu comentário é a relação indevida que você faz entre ajoelhar-se e adorar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Veja, p.ex., Gn 42,6 ou em At 16,29 ("Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas."). a intenção é que conta e não os atos exteriores."

Quanto ao purgatório peço que o senhor olhe o meu terceiro comentário, quando respondo ao anônimo número 3 e atente sobretudo ao problema dos nossos pressupostos.

Quanto à intercessão dos Santos, peço que dê uma olhada na minha última resposta ao sr. Marcos.

No mais, não são coisas inventadas pela Igreja Católica como o senhor diz, mas a mesma crença que a Igreja sempre teve, que os fiéis receberam dos apóstolos.

Peço, por fim, que nos atenhamos primeiro ao problema dos pressupostos, caso contrário jamais poderemos ter um debate proveitoso e peço desculpas por não expor novamente os argumentos que já coloquei em comentários anteriores, espero que entenda. ;-), mas se desejar posso fazê-lo em uma próxima oportunidade.

Evidentemente, como já alertei em várias oportunidades, deletarei seu comentário por ataques infundados à Santa Madre Igreja, mas não é nada pessoal, ok!? ;-)

Fique com Deus!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Prezado Christiano, a Paz do Senhor!
Enquanto estou pensando na resposta para dar a vc, responda essas perguntas... se puder, mas por favor, dessa vez tenha uma base Bíblica pelo menos, suas respostas são mais uma vez digo, fuundamentadas em sabedoria humana e isso é vaidade: Só uma dúvida?
Onde na Bíblia fala que devemos rezar texto para as pessoas, onde na bíblia foi estabelecida a óstia, onde na bíblia diz que existe um purgatório, onde na bíblia diz que devemos acender velas para as almas(pensei que a própia face de Jesus fosse nossa luz), onde na bíblia é estabelecida a confecção de imagens para adoração, ou estabelecida adoração ao santíssimo(que é um espelho neh?)??
Se vc puder me responder eu te agradeço..;)
P.S- Isso foi copiado lah de cima, que um irmão amado escreveu e vc esqueceu. Responda tah?!!

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo nº10,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Sempre que lhe parecer que minhas justificativas são vazias peço que me faça o favor de apontar onde e indicar fontes confiáveis para que eu possa verificar minha falha pois, caso contrário, está faltando com a caridade, impedindo que eu veja a Verdade.

Não concordo com você quanto à característica de uma seita. O que faz uma seita ser o que é não é, de forma alguma, o crer que tem o monopólio da Verdade, é acreditar que tem quando não tem. O problema, portanto, não está na afirmação de que só ela é Verdadeira, mas a desconexão desta proposição com a Realidade. Não fosse assim não poderíamos falar em uma Igreja de Cristo, pois uma vez que ninguém possui, como você indiretamente propôs, o monopólio da Verdade como saber onde ela está? Como saber qual é o verdadeiro ensinamento, se o próprio fato de garantir que é Verdade já faz de quem o propõe um pária? Percebe?

Outra coisa que não posso concordar é a acusação falsa e descabida de que a Igreja peca. Não meu irmão, não peca, e lhe devolvo o seu próprio conselho: "leia um pouco mais sobre a história", então você poderá ver o verdadeiro contexto em que se colocam os eventos que você narra. Se compreender a circunstância histórica em que se insere a Inquisição verá que a Igreja jamais pecou, muito embora seus filhos o tenham feito em várias oportunidades.

Aliás, ainda sobre este assunto, você poderá ver que o sistema jurídico da inquisição representou um grande avanço para o direito, que deve, hoje, muito ao que foi por ela instituído. Pòderá ver ainda que não era a Igreja que efetuava as punições, mas o poder civil, subordinado ao rei. Poderá verificar também que aquela que é considerada a inquisição mais sangrenta, a espanhola, estava totalmente fora do controle de Roma, usada pela corte para suas ambições políticas. Enfim, muitas coisas que você parece ignorar devem ser levadas em consideração, mas, como eu disse, mesmo os abusos não podem ser atribuídos à Igreja, ou não seriam, como são, abusos, ou seja, desvios de conduta.

Encerrando este assunto, não faz o menor sentido sua louvação a Lutero neste ponto, pois como você deve saber existiu uma inquisição protestante, mais sanguinolenta do que a que foi praticada na Espanha e sem defesa, sem recurso e sem misericórdia.

Espero que o irmão tenha visto que abusos ocorrem em tudo o que envolva o ser humano, mas isto não macula jamais os princípios morais e religiosos que eles desrespeitam, nem suja o Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo,que é a Sua Igreja.

Recomendo, por fim, uma visita aos seguintes links:
http://www.hsjonline.com/antiga/respostas.html
http://www.veritatis.com.br/article/5120

Ahh sim, amém pro salmo ;-) realmente lindo.

Fique com Deus!

Christiano O. Pereira disse...

Meu querido irmão Marcos,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Seja bem vindo de volta.

Respondo suas perguntas com o maior prazer, mas antes devo atentar novamente para o problema de princípio: Qual é a fonte da fé. Para você, meu caro, é só a Bíblia, mas para nós, católicos (e não só os romanos), junto com a Tradição Escrita temos também a Tradição oral e o Sagrado Magistério que as interpreta, que são os sucessores dos apóstolos (os bispos). Quando você pergunta, p.ex, "onde está na Bíblia?" você já está partindo do seu princípio, quando para nós ela não tem toda a Verdade, muito embora tudo o que esteja nela seja a Verdade.

Um exemplo de que a Verdade não está toda na Bíblia é a própria formação dela. Onde você tem lá a lista dos livros Sagrados? Não tem. Esta lista só foi possível pela tradição oral e pela autoridade do Magistério, compreende? Mas me adianto.

No caso das suas perguntas, como você mesmo disse copiadas do Anônimo nº3, eu já respondi, veja lá para cima, o oitavo comentário, quando me dirijo ao Anônimo nº3. Para poupar o tempo e o espaço :-) eu não vou colar aquela resposta aqui, mas se desejar posso reformulá-la depois, caso você não tenha entendido ou ainda restem dúvidas, ok?

Mais uma vez, uma discussão proveitosa deve partir dos princípios que sustentam os argumentos, por isso a pergunta: qual a coluna e fundamento da Verdade?

Por fim, peço desculpas por ter sido suscinto e breve nas minhas colocações, mas não gostaria de deixá-lo ainda um dia sem respostas, afinal você é um comentarista assíduo, tem que ter uma certa preferência. ;-) Mas se quiser depois, com mais calma, posso expor melhor o meu pensamento.

Um grande abraço,

Fique com Deus!

Anônimo disse...

engraçado apaga meus comentarios, medo de alguma coisa...

Anônimo disse...

Meu prezado anônimo,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Não foi medo não. Como você deve ter lido em outros comentários, há certas coisas que não são permitidas aqui no blog, entre elas falsas acusações e ataques à Santa Madre Igreja ou a seus membros e falta de educação, p.ex., como sua mensagem se enquadrou em uma ou várias dessas hipóteses você foi moderado, e será sempre que o fizer.

Ademais suas perguntas foram respondidas, ou seja, a moderação ocorreu sem prejuízo do conteúdo de sua mensagem.

Fique com Deus!

ricklimarj disse...

Prezado Christiano ..

Pelo o q eu pude ver está rolando uma pequena enquete e colocarei algumas questões .Quero perguntar algumas coisas a ti , como por exemplo : Vc acha q o propósito de " resgatar " Ana Paula Valadão dará certo ? Vc acredita q ela ( Ana Paula ) em sua condição espiritual , conhecendo a verdade a q lhe foi atribuída do alto e não por homens , se " converteria " ao catolicismo ? Vc acha q o seu "aquário" é o mais puro e limpo e os outros não têm condições de oferecer aos seus "peixes" boa comida e boa água ?



Uma opinião sobre catolicismo ; apague se quiser pois , quem não deve não teme , sua escrita é boa tenho q admitir . Sou evangélico e não creio q possivelmente uma imagem retratando uma pessoa q já morreu poderia fazer algo por mim no céu . O único q morreu por mim , por nós foi Jesus Cristo e ressucitou para mostrar à todos a verdadeira palavra , o verdadeiro caminho . Deus não aceita qualquer adoração à imagens . Quando Moíses subiu ao monte para receber as escrituras , todo o povo de Israel , pelo o motivo de Moíses ter se ausentado por um longo período , criaram uma imagem para adorarem e Deus ordena q Moisés retorne e veja o povo que foi liberto do cativeiro , teve a enorme ingratidão de levantar uma imagem para adorar . Deus não se agradou , pois ele não aceita esse tipo de coisa ; não se pode servir à dois deuses , vc deve decidir qual deus vc quer servir sendo cuidadoso na sua escolha pq só existe um caminho para a vida eterna e esse caminho é Jesus Cristo . Imagem não te salva , imagem não te liberta , imagem não te cura e imagem não te batiza no Espírito Santo . Não querendo julgar é a minha opinião !!! Obrigado ...

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Ricardo,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Obrigado pela visita e pelo comentário. Com prazer respondo as suas perguntas: 1)Eu não tenho como saber se a conversão de qualquer um daqueles pelos quais rezamos acontecerá. Pedimos a Deus que lhes conceda esta graça, mas é necessário que a pessoa a aceite e sei que muitas vezes fatores meramente humanos são colocados na frente, como as dificuldades, mudança extrema de vida, etc, mas desde que eles se abram à vontade divina certamente não ficarão desamparados. Portanto, acho que a campanha pode sim surtir efeitos; 2) No caso específico da Ana Paula eu acredito sim que ela possa se converter. Veja, quando alguém busca sinceramente a Verdade não é dificil que abandone suas crenças anteriores e, além disto, ela não seria a primeira. Tome, por exemplo, o caso do então festejado bispo Anglicano, John Henry Newman, que buscando os primórdios do cristianismo achou a Igreja Católica e acabou se convertendo após algum tempo de luta interior e, posteriormente, acabou sendo nomeado cardeal pelo Papa Leão XIII. Este episódio do Cardeal Newman é emblemático, mas é só mais um no meio de tantos, se você for ao youtube e digitar "conversão pastor" vai encontrar vários testemunhos (o do Francisco Araújo é bem interessante, recomendo), se der um pulo no site www.veritatis.com.br vai ver que muitos lá são ex-protestantes estudiosos e bem participantes em suas comunidades de origem, inclusive o idealizador; 3)Não acho que o "aquário" do catoliscismo seja o mais puro, acho que ele é único instituído por Nosso Senhor, por isto, puríssimo, mas, como eu disse em outro lugar, essa imagem não me agrada, por limitar demais a maravilhosa realidade da igreja de Cristo, prefiro dizer que só na Igreja Católica o cristão pode encontrar a plenitude da Verdade, muito embora ela possa existir pontualmente em outro lugar (como o caráter do Batismo, a Divindade de Nosso Senhor, etc.), ou, mais claramente ainda, Ela é a Igreja de Cristo. Se lembrarmos que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo fica ainda mais claro como é difícil comparar em termos de aquário :-).

Agora vamos às suas outras dúvidas, mas recomendo também que leia novamente algumas respostas que eu dei acima, em várias oportunidades eu tratei das questões que você levanta (como é o caso das imagens) e talvez o tenha feito melhor lá do que farei aqui, pois tentarei ser bem objetivo.

Vamos lá: uma imagem, seja ela escultura, foto, arquivo de computador, etc, não faz nada, são meras representações, são objetos inanimados, sua única função é lembrar-nos dos nossos queridos irmãos, hérois da fé, que se foram. Portanto, elas não fazem nada, não tem poder algum, não "fazem milagres". Da mesma forma, esses irmãos que são representados por elas não fazem milagres, isto só quem pode fazer é Deus. Entretanto, Deus não se furta de escutar nossas orações por nossos irmãos, você, p.ex., não pede orações ao seu pastor? A intercessão dos Santos segue o mesmo princípio, mas com muito mais eficácia. ;-). Por fim, me permita copiar aqui o trecho de um outro comentário que fiz acima explicando o que é adorar:

"Adorar é, p.ex., aquilo que os Maias faziam com o Sol, que os egípcios faziam com o faraó e com o mesmo astro, ou o que os hindus fazem com suas estátuas que precisam comer, beber, etc.. idolatrar é prestar à uma criatura (ídolo) um culto que seria devido somente a Deus, como o sacrifício, p.ex.. É tomar aquela criatura como se fosse Deus, o que em momento ocorre no catolicismo. E lembre-se sempre, gostar, amar, ter devoção são atitudes normais, não diminuem a glória devida a Deus."

Espero ter ajudado a dissipar um pouco da imagem equivocada que geralmente se tem da Igreja. Qualquer coisa pode me procurar em particular, meu e-mail é christianoopereira@yahoo.com.br, terei enorme prazer em conversar com você.

Fique com Deus.

Unknown disse...

Ola,

meu caro, vc falow, falow, falow e n disse nada..eu te digo - SOH JESUS SALVA PORQUE ELE MESMO DISSE QUE É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, NINGUEM VEM AO PAI SENAO FOR POR ELE (VEJA JOAO 14:06); VEJA NESTE VERSICULO Q N HA OUTRO MEDIADOR; ALEM DISSO, LEIA OS 10 MANDAMENTOS EM EXODO 20!!! Apenas leia e tente compreender a PALAVRA DE DEUS criada cfme II Timoteo 3:16 e 17; se passar disso, apocalipse 22:18 e 19 é claro!! ateh agora n vi vc citar qualquer fundamento biblico!! se vc n se enquadra nestas palavras citadas, eu te digo - TIAGO 4:7 - RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRA DE VOS - NA ANA PAULA VALADAO, FILHA E SERVA DO SR JESUS CRISTO, NOSSO REI, E NO MINISTERIO DIANTE DO TRONO, UNGIDOS DO SR, O DIABO N TOCA, PELO NOME DE JESUS, QUE É O NOME SOBRE TODO O NOME!EM NOME DE JESUS, CORRENTE, REZA, MACUMBA, MANDINGA ALGUMA ALCANÇA OS FILHOS DE DEUS, E APARTIR DE AGORA, OS FILHOS DE DEUS DOBRAM A RETAGUARDA SOBRE SEUS IRMAOS!!

DIGO A VC, MEU CARO, FAÇA COMO O CARCEREIRO DIANTE DAS PALAVRAS DE PAULO - CRÊ NO SR JESUS E SERA SALVO TU E TUA CASA. MEU PAI FOI PADRE, MAS ABANDONOU ESTE CHAMADO QUE NÃO É DO DEUS DE ISRAEL POIS LAH MESMO DESCOBRIU QUE NÃO TINHA NADA A VER COM A PALAVRA INSPIRADA POR DEUS.

Anônimo disse...

A canpanha deste mês de setenbro,é pela convensão do padre jonas abib,padre marcelo rossi e seus rabanhos,eu Creio que o brasil será uma grande nação se evangélicos!!!!!

2..hehehe

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

"Amém! Todos nós, por nossa condição de pecadores, precisamos ser diariamente convertidos, inclusive os que você citou.

Porém, essa campanha visa a conversão daqueles que vivem apenas alguns elementos da Verdade, e que, embora a busquem verdadeiramente e até se aproximem dela, ainda não a abraçaram com amor que lhe é devido.

Só não concordo com uma coisa: O Brasil não será uma grande nação de evangélicos, ele já é. A grande maioria da nossa população crê no Santo Evangelho, sobretudo guiada por aqueles a quem Cristo deu a missão de ensiná-lo." 2

:-)

[]´s

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Miguel,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

É evidente que só Jesus salva, em momento algum disse algo diferente. Da mesma forma nunca neguei a mediação exclusiva de Nosso Senhor. Portanto, não entendo porque o senhor cita estes versículos.

Coisa bastante diversa é a intercessão, algo que nem mesmo o senhor nega, ou não pediria ao seu pastor para orar por você, certo? Portanto, estamos de acordo nestes pontos.

Além disto jamais disse que as Escrituras não eram boas para ensinar, repreender, corrigir, etc... é, da mesma forma, evidente que sim. Aliás, foi também com a intenção de facilitar o ensino que a Igreja colocou todos os livros do Novo Testamento sob uma mesma capa com o Antigo Testamento e chamou de Bíblia.

Por outro lado, afirmar que toda Escritura é inspirada não significa que só ela o seja, vide p.ex. João 21,25.

Fico triste que o senhor não tenha realmente lido meus comentários anteriores, pois neste caso teria visto que fiz sim citações bíblicas. Sugiro, portanto, que o faça e se restarem dúvidas continuemos nosso debate (se preferir pode ser por e-mail).

Por fim, fico triste também por seu pai, infelizmente somos todos pecadores e podemos cair e errar, ele não é o único caso de abandono da Igreja de Jesus. :-(

Rezarei por vocês.

Fique com Deus!

Christiano

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR SEJA COM VOCES ESTIVE LENDO ALGUNS COMENTARIOS SOU EVANGELICA E ME ORGULHO MUITO DISSO ASSIM COMO ACHO QUE VOCES SE ORGULHAM MAS A PALAVRA DE DEUS É BEM CLARA E DIZ CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VUZ LIBERTARA E MINHA FAMILIA AGUMAS SAO CATOLICAS E SAO CHEIAS DE IMAGENS ADORAM MAIS IMAGENS DO QUE A DEUS E A PLAVRA DE DEUS DIZ ADORARAZ SOMENTE O SENHOR TEU DEUS E SE COMEÇAR LER A BIBLIA VOCES VAO VER QUE EU ESTOU CERTA PORQUE JA ESTIVE NUMA IGREJA CATOLICA E NEM BIBLIA VOCES USAM E MUITOS DE VOCES SAI DE SUAS IGREJAS E VAO PROS BARES E FORROS MINHA TIA É CATOLICA ROCHA DE NAO PERDER UMA MISSA E ATE HOJE NAO DEIXOU DE FUMAR O QUE VOCES ENSINAM NA IGREJA PORQUE MUITOS DE VOCES FUMAM E BEBEM SE A PALAVRA DE DEUS DIZ QUE NOSSO CORPO É TEMPLO DO ESPIRITO SANTO AMEM ASSIM COMO VOCE REZA POR NOZ EU VOU ORAR POR VOCES PARA CONHECER A VERDADE FIQUE NA PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO AMEM

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Anônimo,

a Paz de Nosso Senhor!

Eu não me orgulho de ser católico. Ao contrário, é incompreensível como Deus pode ter dado uma graça tão maravilhosa à um ser tão pecador como eu. Sou católico pelo Amor de Deus, não há nada que eu tenha feito para merecer tanto amor, não tenho do que me orgulhar. ;-)

Minha irmã, eu peço que leia atentamente as respostas anteriores. Nelas eu explico, mais de uma vez, a questão das imagens.

Neste ponto particular, a própria Ana Paula Valadão parece ter compreendido bem o que são imagens e o que são ídolos. Usar um recurso visual, como uma estátua, para lembrar das virtudes heróicas de um irmão não é proibido pela Bíblia. Nenhum católico adora imagens. Nossos irmãos que estão no Céu não são Deus, não tem poderes, não fazem milagres, não criaram o Céu e a Terra, etc... mas intercedem por nós junto à Nosso Senhor.

Você mesma deve fazer pelos seus amigos, ou não? Se você pode rezar por alguém que pede orações, porque um irmão que está no Céu não poderia fazer o mesmo? (só que com muito mais eficácia).

Quanto à questão do fumo e da bebida, eu devolvo a pergunta usando a mesma explicação que você deu: como você pode comer comida gordurosa, gordura transgênica, açucar refinado, frutas cheias de agrotoxicos, carnes cheias de hormônios, etc, etc, etc... se você sabe que essas coisas fazem muito mal e podem provocar infartos, diabetes, câncer, etc... e "o corpo é templo do Espírito Santo"? Percebe como o pecado não está nessas coisas, mas na intenção desordenada de quem usa delas para, deliberadamente, se fazer mal ou fazer o mal? Fumar e beber não são um mal em si, como também não é comer uma bela picanha com aquela gordurinha rs. ;-)

Peço desculpas pela demora em responder e por tê-lo feito de forma tão suscinta e atrapalhada.

Abraços,

Christiano