quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Beijing 2008 (a abertura é maquiada, mas a realidade não)


Alô amigos!!! Vamos transmitir agora mais uma medalha de ouro chinesa, desta vez na modalidade produção com barreiras. sobe musiquinha tema e entra abertura cheia da computação gráfica.

É o país anfitrião quem fica com a medalha mas é você quem ganha... podendo comprar esses produtos baratinhos que levam felicidade aos quatro cantos do mundo.

A China possui em seu território alguns mil campos de trabalhos forçados, onde, estima-se, 50 milhões de pessoas (número de meados dos anos 80) estão concentradas. Nesses campos vários "desportistas" exercitam-se fazendo um sem número de produtos "made in china", que alguns dias depois se espalham pelo globo.

Por lá isto não se chama "trabalho forçado", mas recebe os inspiradores títulos de: "reforma" ou "reeducação pelo trabalho" e "trabalho livre", segundo o grau em que o "atleta" se encontra, que são:

Nos Laogai, que podem ser traduzidos como "reforma pelo trabalho", concentram-se (foco nessa palavrinha) os condenados a penas médias e longas, que perdem os direitos civis, não recebem salário algum e só ocasionalmente recebem visitas;

Nos Laojiao, "reeducação pelo trabalho", concentram-se (não tem uma palavra melhor para usar) aqueles que sofreram alguma detenção administrativa, sem julgamento algum, e que devem passar poucos anos por lá. Aqui eles não são condenados, não perdem seus direitos cívicos e recebem um pequeno salário (que é quase todo retido para as pequenas despesas de seus anfitriões);

Já nos jiuye ficam aqueles que tem o direito à uma liberdade limitada, são chamados "trabalhadores livres". Geralmente constituidos por aqueles que passaram muitos anos nos Laogai e que já não têm perspectiva de mudar de situação. Eles não podem abandonar o local de trabalho mas recebem um salário um pouco maior, que permite muitas vezes trazer o que restou da família.

Harry Wu, fundador da Laogai Research Foundation passou 19 anos de sua vida nesses campos, e hoje se dedica a abolir esse esporte do calendário olímpico chinês.

Wu diz que não são só homens que trabalham como escravos para o governo chinês, mas também mulheres e crianças.

Mas e se você quiser deixar de comprar os produtos que são produzidos nesses campos, como descobrir? Isto é quase impossível pois, além de outros subterfúgios, eles recebem "nome fantasia" (não ri não que é sério), assim, a "Tinturaria Industrial de Jingzhou" é, na verdade, A prisão nº3 de Hubei, e a "Fazenda de Chá de Yingde" é a unidade de recuperação nº7 de Guangdong.

sobe musiquinha tema.



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt."

Nenhum comentário: