sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Os Judeus e Pio XII


**modificada em 24 de setembro, para retirar a menção errada da encíclica Mit Brendender Sorge, escrita por Pio XI e não Pio XII. Agradeço ao Eduardo Araújo pela correção**


Sua Santidade, Bento XVI, recebeu ontem (18/09) os participantes de um evento patrocinado pela fundação "Pave the Way" (que é presidida por Gary Krupp, um judeu americano), que se reuniram entre segunda e quarta para discutir a figura do Papa Pio XII e sua relação com os judeus durante a segunda grande guerra.

Segundo Andrea Tornielli, os testemunhos e documentos apresentados serviram para dissipar a lenda negra que se criou sobre a pessoa daquele zeloso pastor.

Pio XII atacou diretamente o nazismo e instruiu diretamente os institutos da Igreja e particulares para que acolhessem os judeus e interveio várias vezes em segredo para que fossem protegidos.

Basta lembrar o agradecimento que muitas personalidades judaicas manifestaram depois da guerra e, inclusive, a audiência especial que Sua Santidade concedeu em 29 de novembro de 1945 a 80 delegados de campos de concentração alemães, que foram até ele para agradecer a sua generosidade.

Bom crianças, é isso ai, a caravana passa e os cães ladram, a Igreja continua a história e seus inimigos vão ficando pelo caminho. Essa coisa de que Pio XII foi "amigo" dos nazistas e que nada fez para que parassem de matar os judeus é uma mentira sem tamanho, inventada bem depois do final da guerra e que as pessoas aceitam sem nenhum problema simplesmente porque denigre a imagem da Igreja e não porque tenha um algum fundo de verdade.


"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Christiano,

A encíclica Mit Brendender Sorge é do Papa Pio XI e não do Papa Pio XII.

Contudo, o então Cardeal Pacelli redigiu o seu texto e já na época enfrentava o nazismo, sendo já estigmatizado pelo regime.

Toda essa farsa homérica buscou inculcar a todo custo uma associação fajuta entre o Papa Pio XII e o nazismo, procurando os seus cretinos defensores na verdade desqualificar por extenso a própria Igreja Católica. O caminho parecia-lhes fácil, bastando conectar acusações de anti-semitismo no passado às perseguições nazistas, que segundo os detratores contariam com o apoio da Igreja. Assim, engendrou-se essa armação mentirosa, caluniosa e - opinião minha - até criminosa, difamando um líder de uma instituição religiosa com milhões de adeptos no mundo todo. Instituição que por ser odiada devido à sua solidez moral, à coerência com seus princípios e doutrinas milenares, vai contra a onda "progressista" pós-moderna, esta sim a época mais obscurantista e violenta de toda a história.

As benção do Senhor com você.
Eduardo

Christiano O. Pereira disse...

Caro Eduardo,

Pax Christi!

Grato pela correção, já modifiquei o post retirando a menção à Encíclica. Acabei sendo enganado por um texto da 30giorni e por meu sono, que me fez ler Pio XII onde estava escrito Pio XI.

Tem toda a razão. Esta época é das mais violentas e obscurantistas que o mundo já viveu, voltando suas forças sobretudo contra os católicos, que desmascaram a mentira em que está baseada.

Grato pelos comentários.

[]'s

Christiano