sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Homem de(s)respeito.


Há algum tempo vi que o canal Sony (tv a cabo) tinha dividido sua programação em "mentes perigosas", com séries dedicadas ao público feminino e em "machos de respeito", com programação dedicada aos homens. Até ai tudo bem, direito deles separarem a programação e colocarem os nomes idiotas que quiserem, o problema fica com o conceito que fazem de um "macho de respeito".

Hoje vi a propaganda de uma série que o narrador dizia mais ou menos assim: "macho de respeito mente até que se prove o contrário"...

Mas o pior é que não colocam isso lá sem motivo. Se divulgam uma campanha dessas é porque as pessoas devem se identificar com essas coisas. Não acredito que uma rede de televisão não se daria ao trabalho de fazer uma pesquisa para verificar se os espectadores homens ficariam ofendidos com isso. Aliás, dá até para acreditar, mas que eles devem ter passado a campanha por pelo menos umas 3 ou 4 pessoas, devem... e ninguém achou estranho?

Dá para esperar alguma coisa boa de uma geração que acha que ser macho de verdade é mentir, enganar e levar vantagem? Podemos esperar alguma ação verdadeiramente virtuosa de alguém que acha que o limite moral das ações deve ser a quantidade de prazer sensível que ela causará? O que a sociedade pode esperar quando seus filhos são assim?

Macho de respeito é aquele que cumpre o seu papel heroicamente, mesmo a custa de sofrimento, e que se não consegue fazê-lo a contento ao menos assume sua pequenez, sua incapacidade, mas não se entrega ao vício, muito menos se vangloria de sua pobreza.

Que época, que época...



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

2 comentários:

Anônimo disse...

Brasileiros são mentirosos mesmo.. mentem para eles mesmo.. contam mentiras para Deus, eles só não sabe porque Deus não cai na deles

Christiano O. Pereira disse...

Prezado Reuel,

Pax Christi!

Obrigado pelo comentário, me permita discordar só de uma pequena parte.

Não creio que o brasileiro seja especialmente mentiroso a ponto de que isto lhe sirva como um distintivo de outros povos. Ao contrário alias, creio que, na sua maioria, o brasileiro ainda guarda bastante de sua herança espiritual e tem a mentira como um mal e se mentem o fazem porque somos todos pecadores.

Mas convenhamos que isto está mudando rapidamente e, em muitos casos, as pessoas tem acesso somente a parcela que já foi afetada por este mal e para esta parcela você está coberto de razão, por mais que mintam jamais poderão enganar a Deus, justo juiz que julgará a todos.

Mas cuidado, isso não pode ser desculpa para desistir ou se juntar a eles, ao contrário, deve servir de incentivo para combater a mentira e seu pai.

Fique com Deus!