quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Curtas


"A Igreja Católica é o lar natural do espírito humano. A estranha perspectiva da vida, que ao princípio parece um quebra-cabeça sem sentido, tomada sob esse ponto de vista, adquire ordem e sentido." (G.K Chesterton, comunicando seu amigo Belloc da sua conversão)

"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

8 comentários:

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Um "Curta"... Grande reflexão meu amigo...

Meu computador voltou de pois de uma internação tadinho... Estava com virose hehehehe...

Estou de volta. Grande abraço.

Chris :)

Christiano O. Pereira disse...

Ótima notícia minha prezada amiga, agora mãos à obra. :-)

[]'s

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Caro amigo Cristiano

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acredite. Acho que ele enlouqueceu porque não aguentou negar a Deus por toda a vida.

Outro dia me falaram uma coisa que eu ri muito. Me disseram que a diferença entre um fanático religioso e um fanático ateu é que um via o demõnio o tempo todo e o outro via Deus em tudo...hahahahaha.....

A leitura é leve e antes da faculdade achei que só precisaria de Netzsche caso um dia faltasse papel higiênico no banheiro. Hoje eu acho que ele foi um pouco infeliz coitado, mas também acho que foi um homem de personalidade singular. Sabe aquele que fala o que muitos não teriam coragem de falar? Além disso ele valorizou o homem em si e demosntrou algumas qualidades que na época em si que viveu estavam meio que caindo em o que chamo "heresia branca"... Entende?

Outra coisa que percebi foi o grito que ele deu em nome da "coerência". Coisa que nós hoje sabemos, mas você não imagina quantas pessoas vivem de aparências e que outro mundo s esconde atrás de máscaras!

A coerência tanto para o bem quanto para o mal CHOCA. Nós sabemos disso. Chegar hoje e dizer: Tenho 7 filhos choca muita gente! Chegar hoje e dizer: Vou casar virgem é motivo de vergonha...

Não estou também querendo defendê-lo, mas como meu diretor espiritual me disse: Leia o que tem de ler e se foque na verdade.

Hoje no mundo filosófico muito se fala de Nietzsche então é com ele que vou mostrar que o catolicismo é o caminho, a verdade e a vida.

Entendeu meu amigo?

Reze por mim...

Chris :)

Christiano O. Pereira disse...

Chris (se me permite a intimidade :-)),

Também acho que Nietzsche talvez seja a conclusão inevitável de um tipo de filosofia que quer se construir com base só na Razão. Neste sentido ele pode ser até "coerente" ao levar as conseqüências até o fim, negando qualquer valor.

Talvez, também, ele tenha percebido a falta de uma autoridade e tenha proposto uma amalucada autoridade dos fortes, sempre coerente com suas idéias.

Mas confesso que ainda assim me assusta :-).

Não sei se você já leu, mas já que você se interessa eu sugiro um livrinho do Giovanni Reale: "O Saber dos Antigos: terapia para os tempos atuais".

E em uma leitura mais Heideggeriana, você já leu alguma coisa de Emmanuel Lévinas? Eu acho que é uma proposta que talvez, partindo da leitura heideggeriana, imponha a necessidade do outro como fonte de uma ética.

[]'s

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...
Christiano

Permito sim que me chame de Chris :)

Puxa boas sugestões! Irei procurar. Não li nenhum dos dois, obrigadão pela indicação!

Estou montando o Tcc ainda, estou escrevendo, montando os capítulos, estuturando... Muitos me chamam de doida na própria faculdade hehehe.... E também meu amigo posso não chegar a lugar nenhum... E de repente ver que minha hipótese não faz sentido mesmo e que Nietzsche só servirá mesmo para usarmos no banheiro... Mas vou tentar, pois estou vendo que estamos vivendo em um mundo onde se clama por sentido e é seguindo a linguagem que se entendem que vou mostrar este sentidoe mostrar que eles dão tantas voltas no niilismo e que na verdadenão é no nada que eles encontram suas felicidades...

A única certeza que possuo é que a Igreja é o meu lugar e o meu amor e é a ela que devo minha vida.

Se um dia eu tiver de enlouquecer que eu enlouqueça de tanto amor por Deus...

Obrigada por estar sempre presente e contribuir tanto aqui meu amigo!
Pode sempre dizer aqui o que quiser e sentir, amigos são assim.

Chris:)

Christiano O. Pereira disse...

Pois então, Chris, :-)

Depois, se puder eu queria ler o resultado :-). Pelo que entendi então vc vai usar Nietzsche contra ele mesmo, mostrando que ele está certo, mas a conseqüência é uma vida vazia, é mais ou menos isso? Se for, talvez o livro do Giovanni Reale ajude um pouco.

Mas eu fico tranquilo que vc está bem ancorada na barca de Pedro, porque é triste ver tanta gente sendo enganada pelo palavrório meio místico de certos ultra-modernos.

Enlouqueçamos para o mundo com a sanidade do amor à Deus.

[]'s

Christiano

Morg Ana disse...

Sim, adquire ordem e sentido!

Grande Chesterton!


Abraço!

Christiane Forcinito Ashlay Silva de Oliveira disse...

Meu amigo

Terminei meu TCC e digo mudei muita coisa... Eu me "tresvalorei" como diria Nietzsche.

Não perdi minha fé só aprendi a ser mais forte e digo uma coisa: "Nietzsche não é para qualquer um estudar... É para poucos..."

E outra... tentar jogar Nietzsche contra Nietzsche é desrespeitar a própria Igreja, ou seja, é dizer que Nietzsche tem razão, embora eu tenha percebido que ele tem razão em muita coisa...

Aprendi muita coisa meu amigo... Muita coisa...

Abraço!

Chris :)