sexta-feira, 30 de maio de 2008

Recordes

Esse mês foi o mês dos recordes no blog, e olha que ainda falta um dia inteirinho para acabar.

- Foi o mês com o maior número de visitantes;
- Foi o mês com o maior número de visitantes em um só dia;
- Foi, contando este post, o mês com o maior número de postagens; ;-)

Agora só falta ser o mês com maior arrecadação no google adsense, essas propagandinhas ai ao lado.

Por falar nelas, cliquem, cliquem, cliquem hehehehe. E se você reparar algum link indevido (tais como: de igrejas protestantes, de esoterismo, de clínicas de reprodução assistida ou qualquer outra coisa que contrarie a fé católica) por favor copie o link que aparece logo abaixo da propaganda e me envie (christianoopereira@yahoo.com.br).

Voltando aos recordes. Agradeço a todos os que aparecem por aqui, responsáveis diretos pela quebra dos recordes. Continuem aparecendo e, de preferência, comentando, deixando algum recado, dando sua opinião sobre o andamento do blog, etc...


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Mais Calvin e STF

A coisa está ficando séria, acho que sem querer acabei descobrindo o guru de alguns Ministros. :-O


- "o que é a vida?"
...



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Artigo do Reinaldo Azevedo

Hoje li um artigo publicado ontem de madrugada pelo Reinaldo Azevedo, se tivesse visto antes nem teria escrito nada, teria só catado o post dele. Mas, antes tarde do que nunca.


AOS TRÊS MINISTROS DO SUPREMO QUE AINDA NÃO VOTARAM: células-tronco embrionárias, a demonização do catolicismo e a ética reduzida ao puro pragmatismo

Ontem foi um bom dia para eu proclamar uma das minhas máximas: o verdadeiro negro do mundo é o macho, branco, pobre, heterossexual e... católico! Por que “verdadeiro negro”? Porque ainda é a forma mais fácil de ser oprimido — pelo menos até eu emplacar o meu movimento em defesa dos “indiodescendentes” brasileiros e expropriarmos a “aldeiola” — é a versão indígena do quilombola — de Ipanema. O católico está prestes a se tornar uma “minoria sociológica” no Brasil — embora seja uma esmagadora maioria numérica. Mas se nota, sobretudo em boa parte da imprensa, o óbvio: o que vem da Igreja Católica não serve e, necessariamente, oprime as liberdades. Um católico está no último degrau da cadeia alimentar ideológica — ou no primeiro, a depender de por onde se comece a olhá-la. O católico é sempre o primeiro indivíduo a virar ração dos predadores da cultura ocidental.

Por que digo isso? O ministro Carlos Alberto Direito foi o primeiro a fazer restrições à pesquisa com células-tronco embrionárias, ao menos na forma como ela está expressa na Lei de Biossegurança. Escrevo este texto antes de os jornais entrarem na Internet. Não vou mudá-lo depois. Mas intuo que repetirão o que as TVs não cansaram de martelar ao longo do dia: “Carlos Alberto Direito, ligado à Igreja Católica...” Ele não é “ligado” a coisa nenhuma. É católico, assim como outros, ministros ou não, são protestantes, budistas, agnósticos, ateus. A lembrança, claramente, buscava, ainda que de modo contido, deslegitimar o seu juízo, fazendo-o caudatário de uma “organização”, tratada quase como entidade secreta. E, no entanto, se estava falando daquela que é um dos pilares — não porque quero, mas porque é — da civilização ocidental.

Três outros ministros também fizeram restrições às pesquisas — Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso e Eros Grau. No caso deles, como nunca tiveram a “ousadia” ou o “topete” de se declarar crentes — nessa coisa tão exótica e estranha chamada Igreja Católica!!! —, não se procuraram razões escusas ou sub-reptícias para o voto. A determinação explícita, óbvia, escancarada, de demonizar a Igreja Católica ainda é maior do que a vontade de aprovar as pesquisas com células-tronco embrionárias. E, no entanto, eu lhes digo: ser católico não é ilegal, não é imoral e, creio, também não engorda: a gula é pecado.

A inveja que tenho dos sábios
Tenho algumas invejas nada agressivas, coisas leves mesmo: de quem sabe dirigir automóveis; de quem entende o jogo de beisebol; de quem anda em montanha russa... Sei que nunca farei nada disso. Só uma inveja realmente me corrói: a dos que estão certos de que a vida humana não começa na concepção. Invejo também a facilidade com que conseguem renunciar à lógica sem que se sintam flagrados numa falha intelectual. Explico-me.

Plante uma semente de laranja no útero de uma mulher, e, creio, o máximo que vai nascer ali é uma infecção. “Aquilo” — por ora, chamemos assim o embrião — que lá é depositado deve guardar as informações da espécie, ou não daria origem a um semelhante. “Aquilo”, para que frutifique (não emprego o verbo por acaso), precisa estar vivo. E ISSO NOS LEMBRA QUE AQUILO ADMITE PELO MENOS DOIS ESTADOS: VIVO E MORTO. Ninguém me acuse de estar dando “personalidade” àquilo, de estar fazendo vãs prosopopéias: até um pé de alface pode estar vivo ou morto, não é, senhores ministros? Acho que posso dar àquilo a nobreza que se dispensa a um pé de alface, não? Mas sigamos.

Se aquilo guarda todas as informações dos semelhantes de onde deriva, se aquilo se chama “embrião”, e se ele é um embrião humano, é preciso admitir que se está reivindicando a licença de, bem..., como dizer?, matar embriões humanos. Acho que não é, assim, tão chocante empregar para “aquilo” um verbo que cabe até às ervas daninhas: nós matamos ervas daninhas, afinal. Matamos até baratas. Logo, embriões também podem ser mortos — ainda que, à feição do ministro Ayres Brito, possamos preferir chamar aquilo de... sei lá, “aquilo”...

Essa tal vida humana
Acredito que a vida começa na concepção — e direi, adiante, por que isso, à diferença do que parece, nos protegeu ao longo da história e nos protege —, e se trata de uma posição bastante clara, de fácil compreensão. Sim, também é essa a opinião da Igreja Católica. Os cientistas e leigos favoráveis à pesquisa com embriões, obviamente, não podem concordar comigo ou com a Igreja — ou estariam admitindo a eliminação de vidas humanas para salvar... vidas humanas. Daí, então, o debate entre eles: “mas quando começa mesmo?” Bem, seja lá qual for o marco inicial que definam, indago: e que nome dar “àquilo” que vive — sim, é evidente que está vivo, ou não serve pra nada — entre a concepção e o que admitem ser o início da vida? Pré-vida? Semivida? Mais-ou-menos-vida? Quase-vida?

Se não têm uma resposta para a questão “quando começa a vida?’, preferem, igualmente, não dar nome nenhum “àquilo”. Aquilo é aquilo. E toda a argumentação se desloca, então, do que é uma questão ética para o universo do puro pragmatismo: “os embriões serão descartados mesmo; seu destino é o lixo”; “os embriões são considerados inviáveis depois de três anos” (há vários relatos demonstrando que não é assim): “os embriões não estão sendo produzidos para pesquisa; são a sobra do que é obtido para reprodução assistida”; “os casais não querem saber mais dos embriões”.

Observem, então, que o que requer uma definição ética se resolve apenas com respostas circunstanciais. Os quatro votos até agora favoráveis às pesquisas e contrários à ação de inconstitucionalidade fugiram da questão de princípio; dedicaram-se apenas às circunstâncias — à diferença dos quatro ministros que lhes fazem restrições: a estes, a questão de princípio interessou. Todo esse pragmatismo nos faz assim tanto bem?

De volta ao catolicismo
Volto à questão do catolicismo do ministro Direito, lembrado como uma “acusação”. Aquela periodização da história que opõe a Igreja Católica das trevas medievais às luzes que vieram antes (o helenismo) e que teriam vindo depois (o Iluminismo propriamente) é só uma tolice juvenil, que os professores de história insistem ainda hoje em inculcar nos estudantes. Boa parte das reservas à Igreja vem da suposição de que a religião tornou a vida da humanidade mais difícil; de que vida boa mesmo tinham os gregos e seu “antropocentrismo”, por exemplo — não é assim?

Na edição nº 1988 de VEJA, de 22 de dezembro de 2006, escrevi um longo texto intitulado “Somos todos cristãos”. A íntegra está aqui. Reproduzo um trecho:

"O sociólogo americano Rodney Stark sustenta que uma das raízes da expansão cristã é a caridade – elevada por Paulo à condição de primeira virtude. E a outra são as mulheres. Em The Rise of Christianity: a Sociologist Reconsiders History, Stark, professor de sociologia e religião comparada da Universidade de Washington, lembra que, por volta do ano 200, havia em Roma 131 homens para cada 100 mulheres e 140 para cada 100 na Itália, Ásia Menor e África. O infanticídio de meninas – porque meninas – e de meninos com deficiências era "moralmente aceitável e praticado em todas as classes". Cristo e o cristianismo santificaram o corpo, fizeram-no bendito, porque morada da alma, cuja imortalidade já havia sido declarada pelos gregos. Cristo inventou o ser humano intransitivo, que não depende de nenhuma condição ou qualidade para integrar a irmandade universal. As mulheres, por razões até muito práticas, gostaram.

No casamento cristão, que é indissolúvel, as obrigações do marido, observa Stark, não são menores do que as das mulheres. A unidade da família é garantida com a proibição do divórcio, do incesto, da infidelidade conjugal, da poligamia e do aborto, a principal causa, então, da morte de mulheres em idade fértil. A pauta do feminismo radical se volta hoje contra as interdições cristãs que ajudaram a formar a família, a propagar a fé e a proteger as mulheres da morte e da sujeição.”


É impressionante que a média do pensamento que se quer crítico, que defende com tanta energia que a religião fique longe dos debates sobre a ciência, pense na Igreja Católica apenas como fonte de restrições e proibições. A instituição cometeu alguns desatinos ao longo da história (será que a ciência nunca cometeu nenhum?), mas o fato inegável é que a inviolabilidade da vida está entre as causas originais de seu fortalecimento, de sua expansão e de seu enraizamento nas camadas populares — especialmente, sim, as mais pobres. Querer transformar esse legado em nada mais do que obscurantismo é, vejam só, uma forma de obscurantismo. E uma burrice também, decorrente da falta de informação.

Concluo lembrando que outros embates virão pela frente — como o aborto de anencéfalos e, fatalmente, o aborto ele-mesmo. Considera-se a legalização dessas práticas um ato de liberdade, uma “modernização” da legislação. Temo, sim, pela violação de um princípio. Chegará o tempo em que definiremos, muito pragmaticamente, quais vidas merecem ser vividas — já que nos damos o direito de definir o que é ou não vida, ainda que se resista a dar um nome àquela “não-vida” que, se viva não fosse, de nada serviria?

Aos ministros Celso de Mello, Marco Aurélio de Mello e Gilmar Mendes, uma modestíssima advertência: cuidado com o que há de trevas no pensamento dos monopolistas das luzes.

***

Vale a pena dar uma olhada nos posts seguintes, igualmente brilhantes, principalmente o "Brucutus Bucéfalos"


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Calvin e o STF

Dúvidas semelhantes, respostas parecidas... talvez tenham o mesmo tigre, ops.. consultor.




"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Luto


Mais uma vez esse blog está de luto... desta vez pela declaração de constitucionalidade do uso de células-tronco embrionárias com a destruição do embrião.

O luto, é claro, é pelos milhões de seres humanos em estado embrionário que serão usados em pesquisas ou simplesmente descartados (o que não é algo novo para a ciência, basta lembrar os milhões de judeus que morreram em nome de experiências científicas em campos de concentração), mas este luto é também pela sociedade brasileira.

O embrião que for destruído não sentirá dor e seu destino será o Céu (ou o limbo, segundo alguns teólogos, o que em todo caso não é ruim), mas a sociedade brasileira deu mais um passo para o fundo do poço moral.

Em resumo, o que o STF fez no dia de hoje foi afirmar que ainda que haja dúvida sobre o início da vida humana ou até sobre o que seja isto (alguns dos Ministros a relativizaram a tal ponto que chegaram a dizer que vida humana é tudo aquilo que há), ela pode ser delimitada por um tribunal (isto também não é coisa nova, a suprema corte americana já afirmou que negros não eram humanos), portanto, a barreira jurídica para a relativização da vida foi quebrada nesse julgamento. Daí para se considerar não-humanos fetos com qualquer idade é um pulo, assim como é um pulo para considerar não-humanos, ou menos humanos, proprietários de terra (como foi feito, embora não legalmente mas na prática, na antiga União Soviética) ou um pulo para considerar não-humanos, ou menos humanos, os católicos, um pulo, enfim, para o abismo.

Aliás, um fato interessante foi narrado por uma das Ministras, que informou que já não está mais em voga os direitos da pessoa humana, tendo sido esta definição trocada pelos "pensadores" por uma mais abrangente: direitos da espécie humana. Ou seja, a pessoa singular, infinita e insubstituível está sendo paulatinamente posta de lado em nome de um ente ficcional, de uma generalização que só existe na abstração do pensamento, a "espécie humana". Isto é terrível, uma inversão diabólica de valores, ao invés de proteger cada uma das vidas, cada um dos indivíduos, pois são eles que compõem a espécie humana, se protege a esta última e o seu progresso, transformando cada uma das vidas que a compõem em meras coadjuvantes (mais uma vez a idéia não é nova,começou com Giambattista Vico, passou e se desenvolveu em Hegel, encontrou uma face monstruosa em Marx e uma prática violenta em seus seguidores e sucessores).

Enfim, com o julgamento de hoje, meus prezados, a vida concreta, individualizada em cada pessoa, deixou de ser para o ordenamento jurídico brasileiro o seu valor primordial, foi substituída por um vocábulo aberto a interpretações, relativizável portanto. É o começo de uma triste parte da história brasileira, que caminha agora para a liberalização do aborto em qualquer fase da gravidez e, se não for impedida, vai desembocar na total ruína do nosso país. Deus nos ajude!


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

terça-feira, 27 de maio de 2008

Cavalaria.


Alguém lembra dos filmes de bang-bang em que quando o mocinho mais precisava chegava a cavalaria? Levando em consideração o que escrevi abaixo esse deve ser um daqueles momentos, então, hora de chamar a cavalaria.

Peço a todos que por aqui passarem que rezem a ladainha de Todos os Santos em intenção do julgamento de amanhã, para que milhões de brasileirinhos sejam poupados e possam vir a se desenvolver plenamente (com seus próprios pais ou com casais que os adotem, como ocorre nos EEUU).

Ladainha de Todos os Santos

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus pai do céu, tende piedade de nós.

Deus filho, redentor do mundo, tende piedade de nós.

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.

Santa Mãe de Deus, rogai por nós.

Santa Virgem das virgens, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós.

São Gabriel, rogai por nós.

São Rafael, rogai por nós.

Todos os santos Anjos e Arcanjos, rogai por nós.

Todos as santas ordens de Espíritos bem-aventurados, rogai por nós.

São João Batista, rogai por nós.

São José, rogai por nós.

Todos os santos patriarcas e profetas, rogai por nós.

São Pedro, rogai por nós.

São Paulo, rogai por nós.

Santo André, rogai por nós.

São Thiago maior, rogai por nós.

São João, rogai por nós.

São Tomé, rogai por nós.

São Thiago menor, rogai por nós.

São Felipe, rogai por nós.

São Bartolomeu, rogai por nós.

São Mateus, rogai por nós.

São Simão, rogai por nós.

São Tadeu, rogai por nós.

São Matias, rogai por nós.

São Barnabé, rogai por nós.

São Lucas, rogai por nós.

São Marcos, rogai por nós.

Todos os santos apóstolos e evangelistas, rogai por nós.

Todos os santos Discípulos do Senhor, rogai por nós.

Todos os santos inocentes, rogai por nós.

São Estevão, rogai por nós.

São Lorenço, rogai por nós.

São Vicente, rogai por nós.

Santos Fabiano e Sebastião, rogai por nós.

Santos João e Paulo, rogai por nós.

Santos Cosme e Damião, rogai por nós.

Santos Gervásio e Protásio, rogai por nós.

Todos os santos Mártires, rogai por nós.

São Silvestre, rogai por nós.

São Gregório, rogai por nós.

Santo Ambrósio, rogai por nós.

São Agostinho, rogai por nós.

São Jerônimo, rogai por nós.

São Martim, rogai por nós.

São Nicolau, rogai por nós.

Todos os santos pontífices e confessores, rogai por nós.

Todos os santos doutores, rogai por nós.

Santo Antônio, rogai por nós.

São Bento, rogai por nós.

São Bernardo, rogai por nós.

São Domingos, rogai por nós.

São Francisco, rogai por nós.

Todos os santos sacerdotes e levitas, rogai por nós.

Todos os santos Monges e eremitas, rogai por nós.

Santa Maria Madalena, rogai por nós.

Santa Águeda, rogai por nós.

Santa Lúcia, rogai por nós.

Santa Inês, rogai por nós.

Santa Cecília, rogai por nós.

Santa Anastásia, rogai por nós.

Todas as santas virgens e viúvas, rogai por nós.

Todos os santos e santas de Deus, intercedei por nós.

Sêde propício, perdoai-nos Senhor.

Sêde propício, ouvi-nos Senhor.

De todo o mal, livrai-nos Senhor.

De todo o pecado, livrai-nos Senhor.

De vossa ira, livrai-nos Senhor.

Da morte repentina e imprevista, livrai-nos Senhor.

Das ciladas do demônio, livrai-nos Senhor.

De toda a ira, ódio e má vontade, livrai-nos Senhor.

Do espírito da fornicação, livrai-nos Senhor.

Do raio e da tempestade, livrai-nos Senhor.

Do flagelo do terremoto, livrai-nos Senhor.

Da peste da fome e da guerra, livrai-nos Senhor.

Da morte eterna, livrai-nos Senhor.

Pelo mistério de vossa santa encarnação, livrai-nos Senhor.

Pela vossa vinda, livrai-nos Senhor.

Pelo vosso nascimento, livrai-nos Senhor.

Por vosso batismo e santo jejum, livrai-nos Senhor.

Por vossa cruz e paixão, livrai-nos Senhor.

Por vossa morte e sepultura, livrai-nos Senhor.

Por vossa santa ressurreição, livrai-nos Senhor.

Por vossa admirável ascensão, livrai-nos Senhor.

Pela vinda do Espírito Santo Consolador, livrai-nos Senhor.

No dia do juízo, livrai-nos Senhor.

Pecadores que somos, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos perdoeis, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que useis de indulgência conosco, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis conduzir-nos a verdadeira penitência, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis reagir e conservar a vossa santa igreja, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis conservar a vossa santa religião, o Sumo Pontífice e a todas as ordens da hierarquia eclesiástica, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis humilhar os inimigos da igreja, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis conceder a verdadeira paz e concórdia entre os reis e príncipes cristãos, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis conceder a paz e a união a todo o povo cristão, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis chamar à unidade da Igreja, a todos os que estão alheios a ela, para iluminar todos os infiéis com a luz do Evangelho, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que vos digneis confortar-nos e conservar-nos em vosso santo serviço, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que levanteis nossos corações a desejar as coisas celestiais, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis retribuir, com os bens eternos a todos os nossos benfeitores, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que livreis da morte eterna nossas almas e as de nossos irmãos, parentes e benfeitores, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis dar e conservar os frutos da terra, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis conceder o eterno descanso a todos os fiéis defuntos, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Que nos digneis atender-nos, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Filho de Deus, nós vos rogamos: ouvi-nos.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Pai nosso (em silêncio)

E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amem


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

E então, que caminho você escolheu?


Tem pouquíssimo tempo que escrevi sobre o primeiro passo necessário para começar a fazer alguma coisa contra a bagunça moral em que nos encontramos, e então, qual caminho você escolheu?

Amanhã (quarta-feira, 28/05/2008), o STF dará continuidade ao julgamento da (in)constitucionalidade da parte da Lei de Bio-segurança que trata do descarte dos embriões humanos e seu uso em pesquisas. Mais sobre o assunto você encontra aqui, aqui e aqui.

O assunto aqui é ainda mais grave do que a forma com que o tratei anteriormente. Lá eu tratava da dúvida da ciência quanto ao início da vida e de como ela deve ser suficiente para proteger o embrião, isso bastaria para convencer um debatedor honesto. Porém agora estamos no mundo real e a parte contrária não é nem um pouco afeita à Verdade. Veja algumas das mentiras deslavadas que contam para enganar os desavisados:

1- colocam no mesmo saco as pesquisas com células-tronco adultas e embrionárias, como se a declaração de inconstitucionalidade fosse fazer cessar as duas ou que a Igreja fosse contra as duas; Mentira: a Igreja é contra o uso de embriões, que é o mesmo tema da matéria que estará em julgamento.

2- dizem que as células-tronco embrionárias (CTE) são a esperança para a cura várias doenças, inclusive paralisia; Mentira: até hoje nada se conseguiu com as pesquisas com CTEs, enquanto as pesquisas com as adultas já deram em várias patentes de descobertas, inclusive a maior esperança para a cura da paralisia.

3- dizem que as CTEs são melhores que as CTAs porque são pluripotenciais (ou seja, podem se transformar em qualquer célula do corpo); Mentira: pesquisas recentes conseguiram fazer com que as CTAs se tornassem pluripotenciais, além de serem mais controláveis. Ademais, a iniciativa privada voltou toda a sua atenção para as CTAs depois de anos de dinheiro gasto inutilmente com as CTEs

4- dizem que após três anos os embriões congelados tornam-se imprestáveis; Mentira: há casos embriões implantados após 12 anos, os bebês estão vivos e saudáveis para quem quiser ver.

5- pretendem que a ciência já tenha determinado com certeza absoluta o marco inicial da vida; Mentira: coisa de desesperado. Não há qualquer tese válida sobre isto e nem mesmo concordância entre os cientistas, e nem poderia ser diferente, escolher aleatoreamente um momento não é definição científica é chute.

Acho que isso basta não é!? E ai, ainda não se decidiu? Então leia os links que indiquei.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

domingo, 25 de maio de 2008

Catando notícias

Enquanto na Lulalândia o mandatário afirma com todas as letras que não peca, na Colômbia o presidente tem a humildade de se reconhecer pecador e de se colocar de joelhos para pedir à Virgem que interceda por seu país. Vamos à notícia, depois eu volto:


"Três advocações marianas preveniram a guerra, diz jornal colombiano

.- O jornal colombiano El Tiempo, revelou no Sábado Santo que a crise que poderia ter chegado a um conflito aberto entre a Colômbia, Equador e Venezuela, foi advertida pelo Presidente colombiano Álvaro Uribe quem encomendou a solução desta tensa situação a três advocações marianas.

A crise, iniciada logo do ataque da força aérea colombiana em território equatoriano em que morreu o segundo da guerrilha narcoterrorista FARC, Raúl Reyes, fez que o mandatário colombiano convocasse a um rosário o passado 5 de março na Casa de Nariño (palácio presidencial) oferecido à Virgem de Chiquinquirá, Padroeira da Colômbia; Nossa Senhora de Coromoto, Padroeira da Venezuela; e a advocação equatoriana da Virgem das Mercedes.

A esta oração, Uribe convidou às autoridades do país, assim como aos Ministros de Defesa e do Interior. "E para os que têm fé, a oração foi mais do que eficaz, pois dois dias depois os mandatários dos três países estreitaram suas mãos na Cume do Grupo de Rio, em República Dominicana, e para muitos se acabou a crise", escreve El Tiempo.

De fato, em 7 de março, no país centro-americano, os três presidentes ventilaram suas diferenças e acordaram pôr ponto final ao conflito logo depois das desculpas de Uribe.

"O Presidente é um homem de fé, que sempre leva consigo uma cruz de madeira e metal, carrega um rosário que usa em alguns de seus percursos em carro. Também o escutaram orar no avião presidencial", indicou ao jornal o Pe. Julio Solórzano, Capelão da Casa de Nariño.

Uribe "é um homem de fé e luta por ser coerente com essa fé no sentido laborioso, agradando a Deus com seu trabalho", disse também o sacerdote à publicação."


Voltei. Eis a foto:


A notícia é um pouco velha, mas depois disto pelo menos uma vez mais o presidente da Colômbia voltou a dobrar os joelhos publicamente para pedir a Deus por intermédio da Virgem, desta vez em cadeia nacional. Quem diria, tenho um presidente imaculado, um santo praticamente, e desejaria trocá-lo por um pecador...


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Padroeira dos casos impossíveis, Santa Rita, rogai por nós!



Hoje, 22 de maio, é dia da padroeira de minha paróquia, Santa Rita de Cássia, fiquem com um resumo de sua vida, depois eu volto:

"Santa Rita de Cássia, Viúva (+ Itália, 1457)

Suportou durante 18 anos um marido brutal que lhe era infiel e a maltratava, até que conseguiu convertê-lo. Quando este foi assassinado e seus dois filhos juraram vingar-se dos matadores, pediu a Deus que tirasse a vida dos filhos antes que eles cometessem o feio pecado da vingança, e foi atendida. Ingressou depois de viúva num convento agostiniano e ali recebeu na fronte, como privilégio, um dos espinhos da coroa de Nosso Senhor. Sua vida é repleta de milagres e episódios maravilhosos. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada "advogada das causas perdidas" e "Santa dos impossíveis"."

Voltei. Toda a minha vida (ao menos depois da minha volta à Igreja), frequentei a paróquia dedicada à esta impressionante mulher, portanto, é mais do que normal que sinta por ela uma grande devoção, tanto que, mesmo depois de conhecer Santa Teresinha do Menino Jesus, ela ainda é figurinha fácil nas minhas orações.

Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

O corpo de Santa Rita, cujo rosto e mãos ainda se encontram em bom estado de conservação, mesmo depois de tantos séculos.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Oração da Alma Enamorada

Senhor Deus, amado meu!
Se ainda Te recordas dos meus pecados,
para não fazeres o que ando pedindo,
faz neles, Deus meu, a tua vontade,
pois é o que mais quero,
e exerce neles a tua bondade e misericórdia
e serás neles conhecido.

E, se esperas por obras minhas,
para, por meio delas, me concederes o que te rogo,
dá-as Tu, e opera-as Tu por mim,
assim como as penas que quiseres aceitar
e faça-se.

Mas se pelas minhas obras não esperas,
por que esperas, clementíssimo Senhor meu?
Por que tardas?

Por que, se, enfim,
há-de ser graça e misericórdia
o que em teu Filho te peço,
toma a minha insignificância,
pois a queres,
e dá-me este bem,
pois que Tu também o queres.

Quem se poderá libertar dos modos
e termos baixos
se não o levantas Tu a Ti em pureza de amor,
Deus meu?

Como se levantará a Ti o homem
gerado e criado em baixezas,
se não o levantas Tu, Senhor,
com a mão com que o fizeste?

Não me tirarás, Deus meu,
o que uma vez me deste
em teu único Filho Jesus Cristo,
em quem me deste tudo quanto quero.

Por isso folgarei pois não tardarás,
se eu espero.

Com que dilações esperas,
pois, se desde já podes amar a Deus
em teu coração?

Meus são os céus e minha é a terra;
minhas são as gentes,
os justos são meus, e meus os pecadores;
os anjos são meus
e a Mãe de Deus
e todas as coisas são minhas;
e o mesmo Deus é meu e para mim,
porque Cristo é meu e todo para mim.

Que pedes pois e buscas, alma minha?
Tudo isto é teu e tudo para ti.

Não te rebaixes
nem repares nas migalhas
que caem da mesa de teu Pai.

Sai para fora de ti e gloria-te da tua glória,
esconde-te nela e goza,
e alcançarás as petições do teu coração.


S. João da Cruz. (lembra?? e aqui também)

***

Catei lá do "O Possível e O Extraordinário".

p.s: Wagner, eu avisei que ia copiar... copiei :-)



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Escolha o caminho


Meu negócio agora é com quem leu os artigos citados no post anterior e se perguntou: "então tá, e o que eu posso fazer??".

Se você teve essa reação anime-se, tenho uma notícia boa e uma ruim. A boa é que ao menos vossa mercê ainda percebe que alguma coisa está muito errada, a má é que pode estar ficando mais pessimista do que eu, que acredito que a coisa está ruim mas acho que pode ter solução (mas por favor não se engane, no final das contas eu sou otimista, tenho que ser, sou cristão).

Não vou dar fórmula mágica, realmente não há muito a ser feito a curto prazo, mas você pode começar com um pequeno primeiro passo: comece a ordenar as coisas por seu verdadeiro valor e agir em conformidade com essa ordenação. P.ex: pare de dar à economia o valor que ela não tem. Ela NÃO é a coisa mais importante acontecendo, não é porque o Brasil cresce, que o risco para o investimento é menor, que o dólar caiu, que a bolsa subiu, que tudo está bem. Mais importante do que isso é saber como a elite no poder trata temas como Deus, a Vida, a Propriedade Privada, etc... em suma, como o direito natural tem sido tratado. Se mal, meu amigo, tudo vai mal ou está em passo acelerado para lá. Neste ponto, discussões sobre aborto, uso de células-tronco embrionárias, eutanásia, invasões de terra, etc, são importantíssimas e devem ser encaradas como tal.

Vamos para um caso concreto. Acompanhe o raciocínio, prometo não demorar: Se você encontra uma menina insconciente jogada na rua duas possibilidades passam na sua cabeça: 1- "ela está viva, tenho que ver o que é e ajudar" (vou descartar didaticamente o "ela está viva, mas e daí, não quero nem saber", porque se você pensa assim esse pequeno post não poderá fazer muita coisa); 2- "ela está morta. posso continuar meu trajeto sem parar". Quem em sã consciência pensaria em continuar sem parar? ou diria: "ACHO que ela está morta, vou tirar os orgãos dela, sem anestesia, para doar para outra pessoa"? A simples possibilidade de que haja vida naquele corpo inerte é suficiente para que não se abandone ou descarte a menina. Usando um outro exemplo: você enterraria um ente querido porque simplesmente ACHA que ele está morto?

Para qualquer pessoa com um senso moral saudável, tenha ela a crença que tiver, a vida humana é de tal forma valiosa e insubstituível que a simples dúvida de sua existência motiva todos os cuidados que a certeza dela motivaria. É assim porque temos consciência de que, por menor e mais frágil que seja, cada vida individual é única e infinitamente diferente de qualquer outra. Não é, p.ex., como uma laranja, que pode ser substituída por outra sem qualquer problema. Assim, ao vislumbrarmos a possibilidade de vida humana, vemos não "mais um", mas "um único", que deve motivar em nós todas as ações possíveis para salvá-lo, da mesma forma que os médicos empregam toda sua ciência em curar aquele paciente determinado, pois não adianta deixá-lo morrer e engravidar a patroa em casa para substituir, a matemática aqui não funciona.

Em outras palavras, a vida individualizada em cada pessoa é tão infinitamente importante que é absurdo deixá-la a mercê da sorte de que a minha suposição seja a opção correta. E aqui entra um tema que ocupa os holofotes atualmente, os embriões humanos.

Ora, se a ciência não pode especificar o momento em que a vida se inicia com total exatidão, a simples dúvida sobre o embrião ser ou não vida já é mais do que suficiente para salvaguardá-lo. Em temas dessa magnitude um simples: "ah, pode ser, mas e daí!?", já é monstruoso, já demonstra como a vida humana deixou de ter o valor que ela merece.

Não quero prolongar demais o post, por isso apenas cito algumas conseqüências, talvez não imediatas mas certamente necessárias, desta relativização: eutanásia, discriminações de toda sorte, abortos, violência, eugenia, e todas as doutrinas que pregam que a morte de alguns não faz diferença. (muito embora saiba que essa última conseqüência é de fato também a causa, mantenho-a aqui porque seu crescimento é, geralmente, um dos objetivos de quem propõe a desvalorização da vida humana).

E então, vai passar pelos milhares de meninos e meninas sem voz sem nem indignar-se? ou vai dar à vida o valor que ela merece?


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

domingo, 18 de maio de 2008

Somewhere over the rainbow

Era uma vez na Lulalândia: "Todo brasileiro tem motivos para se sentir otimista. As perspectivas só são ruins para os desempregados" (Aniversário da RBS, 02/06/2004, em Brasília).

Enquanto isso, no Brasil de verdade:

- Cadernos apreendidos do MST revelam rotina militar;

- O Brasil tem guerrilha;

- MST ensinou PCC a fazer protesto;

- Guerrilha FARC treina sem-terra (MST).


Não vou dar minha opinião porque eu sou suspeito, estou desempregado, portanto, nem na Lulalândia eu poderia ser otimista ;-).



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Propaganda gratuita

Não é muito comum eu fazer propaganda dos novos links que adiciono nesse blog, mas hoje vai ser um pouco diferente.

Acabo de adicionar um link para o blog Femina, de responsabilidade da Aline Taddei, futura senhora do meu amigo e diletíssimo irmão Rafael Vitola, e recomendo a todos, mas sobretudo às mulheres que passam por aqui, uma visita atenta.

Achei oportuno colocar uma propaganda porque o tema do blog é bastante original: "Mulher, elegância, boas maneiras e comportamento", tudo isso sob a ótica católica. Ela mesma apresenta o blog com as seguintes palavras: "Importa ser elegante com sobriedade, saber portar-se e ver a moda como uma exteriorização do interior. Deve a mulher não ser desleixada (como se só o interior importasse), mas também não ser obcecada por andar sempre na última moda sem critério algum. E, ao buscar a modéstia, não deixará de ser contemporânea.".

Enfim, o blog deve ajudar muito à mulher católica (mas não só) a encontrar sua identidade e a se portar em conformidade com ela, harmonizando seu exterior com seu interior. Recomendo fortemente a visita, sobretudo a esse artigo.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Explicação

No post anterior pedi para que refletissem sobre a conduta do devedor, agora explico a razão.

O fato efetivamente ocorreu, mas é ainda mais grave do que uma briga entre contratantes. O Devedor em questão é o Governo brasileiro, que em várias oportunidades emitiu apólices da dívida pública (no caso concreto me baseei nos títulos de 1902) para se financiar.

Funciona assim: o governo precisa de dinheiro para alguma coisa, mas não pode emitir moeda, pois aumentaria a inflação, nem aumentar impostos (naquela época as pessoas tinham um pouco mais de noção de justiça), então resolve pedir emprestado para seus administrados. Lança umas apólices com o valor determinado e juros anuais e as pessoas compram. Nunca foi uma boa aplicação, mas ao menos era segura e voltada para o bem comum.

Ocorre que na década de 60 alguém resolveu limitar a data para o recebimento ou troca desses títulos e a partir daí considerou que, apesar de ter se comprometido a recebê-lo a qualquer tempo, não pagaria nem mais um centavo (nem mesmo o valor originalmente pago) dos que não fossem trocados. Ou seja, a pessoa que acreditou no Brasil tomou o cano, foi, literalmente, roubado.

Esses títulos existem aos montes e algumas pessoas tentam recebê-los até hoje, mas a briga na justiça ainda não está decidida. Entretanto, o que interessa aqui é notar como as coisas logo descambam para o buraco quando a humanidade perde o seu norte.

Quando o estado passa a se achar o próprio fundamento da Justiça, tomando o lugar do direito natural, de ordenação criada por Deus, rapidinho alguém se dá conta que a moral "pode" ser revogada com uma canetada. Assim, não é errado dar o cano nas pessoas honestas que contribuiram para o crescimento do país, simplesmente porque quem diz o que é errado ou não é quem faz a lei.

Exemplos como este pululam aos montes, estão todos os dias na pauta do congresso, agora mesmo temos um que proibe dizer que o homossexualismo é pecado. Peguei o caso dos títulos da dívida pública para deixar claro como isso tudo é imoral, apesar do que possa dizer a lei.



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

sábado, 10 de maio de 2008

Exercício de Reflexão

Pense bem.

Alguém lhe pediu um bom dinheiro emprestado (digamos uns R$300.000,00) para fazer umas obras importantes em casa e em troca lhe deu um documento informando o valor e a atualização anual para que você resgatasse quando quisesse. Mais tarde esse mesmo alguém resolve achar que você está demorando demais para cobrar a dívida e faz publicar no jornal que só receberá seu título até um ano depois. Você não presta atenção no jornal e/ou não quer resgatar o título. Cinco anos depois você resolve que a hora é boa e cobra o sujeito que, então, afirma que não vai mais pagar um centavo sequer.

Na sua opinião o devedor é um bom sujeito? digno de confiança? Ou merece ser processado, pagar o que deve e ouvir umas boas para aprender a ter vergonha na cara?

Se ponha na situação do sujeito que emprestou o dinheiro e pense.

Amanhã (ou depois) eu explico.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"