terça-feira, 27 de maio de 2008

E então, que caminho você escolheu?


Tem pouquíssimo tempo que escrevi sobre o primeiro passo necessário para começar a fazer alguma coisa contra a bagunça moral em que nos encontramos, e então, qual caminho você escolheu?

Amanhã (quarta-feira, 28/05/2008), o STF dará continuidade ao julgamento da (in)constitucionalidade da parte da Lei de Bio-segurança que trata do descarte dos embriões humanos e seu uso em pesquisas. Mais sobre o assunto você encontra aqui, aqui e aqui.

O assunto aqui é ainda mais grave do que a forma com que o tratei anteriormente. Lá eu tratava da dúvida da ciência quanto ao início da vida e de como ela deve ser suficiente para proteger o embrião, isso bastaria para convencer um debatedor honesto. Porém agora estamos no mundo real e a parte contrária não é nem um pouco afeita à Verdade. Veja algumas das mentiras deslavadas que contam para enganar os desavisados:

1- colocam no mesmo saco as pesquisas com células-tronco adultas e embrionárias, como se a declaração de inconstitucionalidade fosse fazer cessar as duas ou que a Igreja fosse contra as duas; Mentira: a Igreja é contra o uso de embriões, que é o mesmo tema da matéria que estará em julgamento.

2- dizem que as células-tronco embrionárias (CTE) são a esperança para a cura várias doenças, inclusive paralisia; Mentira: até hoje nada se conseguiu com as pesquisas com CTEs, enquanto as pesquisas com as adultas já deram em várias patentes de descobertas, inclusive a maior esperança para a cura da paralisia.

3- dizem que as CTEs são melhores que as CTAs porque são pluripotenciais (ou seja, podem se transformar em qualquer célula do corpo); Mentira: pesquisas recentes conseguiram fazer com que as CTAs se tornassem pluripotenciais, além de serem mais controláveis. Ademais, a iniciativa privada voltou toda a sua atenção para as CTAs depois de anos de dinheiro gasto inutilmente com as CTEs

4- dizem que após três anos os embriões congelados tornam-se imprestáveis; Mentira: há casos embriões implantados após 12 anos, os bebês estão vivos e saudáveis para quem quiser ver.

5- pretendem que a ciência já tenha determinado com certeza absoluta o marco inicial da vida; Mentira: coisa de desesperado. Não há qualquer tese válida sobre isto e nem mesmo concordância entre os cientistas, e nem poderia ser diferente, escolher aleatoreamente um momento não é definição científica é chute.

Acho que isso basta não é!? E ai, ainda não se decidiu? Então leia os links que indiquei.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: