quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Messianismos


Parece uma característica própria dos pensamentos da modernidade colocar a felicidade do homem meramente na vida terrena. Não poderia ser diferente.

Todo homem já nasce com este anseio por felicidade. Esta sede foi colocada em seu coração pelo próprio Deus e só nEle pode ser saciada. Entretanto, ao tirar do campo de visão do ser humano o além, a modernidade tenta substituí-lo por coisas terrenas, como, p.ex, drogas, sexo livre, conforto, tranquilidade, posses, etc. Evidentemente todas estas coisas são falhas, pois, como disse, o homem só se sacia em Deus, porém isto não impede que os "profetas" dos tempos modernos continuem tentando achar um "messias" que irá libertar os homens de suas dores.

Na encíclica Rerum Novarum, dada em 15 de maio de 1891, Sua Santidade, o Papa Leão XIII, trata da questão dos operários e de destruir um destes "profetas", o Comunismo, mas mirando no ponto central acaba acertando vários outros. Leia, depois me diga se você não pensou nesse pessoal que anda prometendo carros na garagem, lojas no shopping, propriedades, etc..!! :-)

"(...)Sim, a dor e o sofrimento são o apanágio da humanidade, e os homens poderão ensaiar tudo, tudo tentar para as banir; mas não o conseguirão nunca, por mais recursos que empreguem e por maiores forças que para isso desenvolvam. Se há quem, atribuindo-se o poder de fazê-lo, prometa ao pobre uma vida isenta de sofrimentos e de trabalhos, toda de repouso e de perpétuos gozos, certamente engana o povo e lhe prepara laços onde se ocultam, para o futuro, calamidades mais terríveis que as do presente."

E então!? :-)



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: