Como eu vejo pessoas com medo de aderir a Cristo! Hoje, talvez mais do que nunca na história da cristandade, as pessoas são levadas a crer que o objetivo de suas vidas e o plano de Deus são contraditórios, como se a felicidade a que naturalmente anseiam só pudesse vir dos prazeres terrenos.
E não pense que isso é só "obra do mundo", do diabo, dos descrentes, não, hoje a adesão à esta cultura é disseminada até mesmo por alguns que se dizem cristãos. O sacrifício e o desapego, essenciais no verdadeiro amor cristão, são trocados sem qualquer escrúpulo por "duas casas, três carros na garagem e uma loja no shopping", o sofrimento que muitas vezes vem, sim, da opção por Nosso Senhor é renegado abertamente, com plaquinha na porta e tudo. "Pare de sofrer", dizem, como se o cristão não pudesse alcançar verdadeira alegria mesmo no sofrimento.
Recebi por e-mail esta carta de Dom Bosco dirigida aos seus amados jovens. Não pude conferir sua veracidade, mas de qualquer forma vale só pelo conteúdo... com vocês São João Bosco:
Caros jovens,O demônio tem normalmente duas artimanhas principais para afastar da virtude os jovens. A primeira consiste em persuadi-los de que o serviço de Deus exige uma vida triste sem nenhum divertimento nem prazer. Mas isto não é verdade, meus caros jovens. Eu vou lhes indicar um plano de vida cristã que poderá mantê-los alegres e contentes, fazendo-os conhecer ao mesmo tempo quais são os verdadeiros divertimentos e os verdadeiros prazeres, para que vocês possam exclamar com o santo profeta Davi: "Sirvamos ao Senhor na santa alegria".
A segunda artimanha do demônio consiste em fazê-lo conceber uma falsa esperança duma longa vida que permite converter-se na velhice ou na hora da morte. Prestem atenção, meus caros jovens, muitos se deixaram perder por esta mentira. Quem nos garante que chegaremos à velhice? Se se tratasse de fazer um pacto com a morte e de esperar até então... Mas a vida e a morte estão nas mãos de Deus que dispõe de tudo a seu bel prazer. E mesmo se Deus lhe concedesse uma longa vida, escutai, entretanto, sua advertência: "o caminho do homem começa na juventude, ele o segue na velhice até a morte". Ou seja, se, jovens, começamos uma vida exemplar, seremos exemplares na idade adulta, nossa morte será santa e nos fará entrar na felicidade eterna. Se, pelo contrário, os vícios começam a nos dominar desde a juventude, é muito provável que eles nos manterão em escravidão toda a nossa vida até a morte, triste prelúdio a uma eternidade terrível. Para que esta infelicidade não lhes aconteça, eu lhes apresento um método, vida alegre e fácil, mas que lhes bastará para se tornarem a consolação de seus pais, a honra de pátria de vocês, bons cidadãos da Terra, em seguida felizes habitantes do céu...
Meus caros jovens, eu os amo de todo o meu coração e basta-me que vocês sejam jovens para que eu os ame extraordinariamente.
Eu lhes garanto que vocês encontrarão livros que lhes foram dirigidos por pessoas mais virtuosas e mais sábias que eu em muitos pontos, mas dificilmente vocês poderão encontrar algum que os ame mais que eu em Jesus Cristo e deseja mais felicidade para vocês.Conservem no coração o tesouro da virtude, porque possuindo-o vocês têm tudo, mas se o perderem, vocês se tornarão os homens mais infelizes do mundo. Que o Senhor esteja sempre com vocês e que Ele lhes conceda seguir os simples conselhos presentes, para que vocês possam aumentar a glória de Deus e obter a salvação da alma, fim supremo para o qual fomos criados. Que o Céu lhes dê longos anos de vida feliz e que o santo temor de Deus seja sempre a grande riqueza que os cumule de bens celestes aqui e por toda a eternidade.
"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"
Nenhum comentário:
Postar um comentário