segunda-feira, 20 de abril de 2009

Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo


VIVA NOSSA SENHORA DA PENHAAAA!!!
VIVAAAA!!!

Graças a Deus anteontem mais uma vez pude participar da romaria dos homens em homenagem à Santíssima Mãe de Deus, Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo. Ano passado eu escrevi um pouco da história de nossa padroeira e recomendo que leiam.

Não sei ao certo quantas pessoas caminharam os 14 quilômetros que ligam a cadetral ao convento da Penha, mas certamente mais de 100 mil segundos as estimativas. Fora estas, outras tantas acompanharam pelo caminho, com palmas, gritos de vivas, papel picado e outras manifestações espontâneas. E olha que estava cheio, muito cheio.

Minha única reclamação vai para as mulheres, que parecem estar desenvolvendo uma incapacidade crônica de entender que o vocábulo "homem", que acompanha a expressão "Romaria dos", exclui a participação delas. Aliás, faço justiça, minha reclamação fica para algumas mulheres, já que outras, a maioria ainda, se encarregam de deixar a romaria ainda mais bonita, margeando o cortejo e dando forças aos romeiros.

Talvez seja a hora de começarem a incentivar as mulheres não atrapalhar uma tradição que já conta com mais de 50 anos.

É isso.

Virgem da Penha / minha alegria / Senhora nossa / Ave Maria



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

2 comentários:

Jonatan RN disse...

Fico feliz de ver um artigo sobre a Festa de Nossa Senhora da Penha.
Nâo é muito comum a sua divulgação além do meu estado, o Espírito Santo...
Louvado seja Deus por isso!!!!

Pax Christi

PS.: Continue a campanha do terço!

Christiano O. Pereira disse...

Pax Christi!

Nosso Estado :-), também sou do ES. Fico feliz que tenha gostado do artigo, seja bem vindo ao blog.

[]'s

p.s: agradeço o incentivo, estou pensando em recomeçar a campanha, vou conversar sobre o assunto com os outros blogs envolvidos.