segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Já lhes falei da minha irmãzinha amada???



Pois é Elton, sendo hoje o dia dela, não poderia deixar de homenagear minha "irmãzinha" aqui no blog. Pena que só arranjei tempo agora.

Quão grande é o amor de Deus, que já tendo feito tanto por nós, ainda nos envia essa santinha, que na sua simplicidade, no seu carinho e delicadeza, nos ensina a abraçar a Cruz. É impressionante como essa jovem mulher (24 anos), conseguiu ser declarada Doutora da Igreja, posto em que apenas figuram gigantes como Santo Tomás e Santo Agostinho, e no qual estão apenas mais duas mulheres além dela, Santa Catarina de Sena (que também é gigante na sua pequenez) e Santa Tereza d’Avila.

Um pequeno resumo da vida dessa minha irmãzinha muito amada, que não cessa de interceder por nós junto a Deus.

Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, Virgem e Doutora da Igreja

Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si. Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional. Faleceu aos 24 anos, tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos. Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de sua cela: "Coitada da Irmã Teresa! Ela não fez nada na vida... O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?" Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo. Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. A jovem e humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja.

Convém lembrar ainda, que descobriu sua vocação muito cedo, e aos 15 anos já lhe afligia enormemente o fato de não conseguir entrar para o mosteiro e entregar sua vida à Seu Bem Amado. Indo buscar a autorização do padre, do Bispo e, finalmente, do Papa em pessoa.



O arranjo no cabelo foi um truque feito por ela, para dar ao bispo a impressão de que era mais alta, e logo, mais velha, o que lhe permitiria entrar no Carmelo. :-) Evidentemente não funcionou. :-)

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós.



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela homenagem para esta bela rosa de Cristo!
Abraços deste malungo.