sábado, 21 de abril de 2012

Diálogo e intransigência de princípios ensina S. Pio X, mas poderia ser Bento XVI




Em tempos de problemas no diálogo (seja na recusa pura e simples, seja na aceitação de todo erro), um trecho providencial para o apóstolo moderno: buscar as almas que estão sob o seu cuidado, mesmo o maior pecador e ter princípios firmes.

"O ardente amor por Jesus e a verdadeira dileção pelas almas darão ao apóstolo todas as audácias compatíveis com o tato e com a prudência. A um leigo eminente ouvimos contar o seguinte fato: Falando com s. Pio X, tinha esse leigo, no decurso da conversação, desfechado algumas palavras mordentes sobre um inimigo da Igreja. 'Meu filho, disse-lhe o papa, não aprovo a sua linguagem. Como castigo, ouça esta história. Acabara de chegar à sua primeira paróquia um sacerdote que eu conheci muito bem. Julgou ele do seu dever visitar todas as familias: judeus, protestantes, até mações, ninguém foi excluído, e o pároco anunciou do púlpito que renovaria a visita todos os anos. Tanto se admiraram disto os colegas dele que se queixaram ao bispo. Este mandou logo chamar o acusado e repreendeu-o com veemência. 'Excelência, respondeu-lhe modestamente o pároco, Jesus no Evangelho ordena ao pastor que conduza ao aprisco todas as suas ovelhas, oportet illas adducere. Como lograr esse resultado sem ir à procura delas? De mais a mais, eu nunca transijo com os princípios; limito-me a testemunhar meu interesse e minha caridade a todas as almas, mesmo às desgraçadas, que Deus me confiou. Anunciei essas visitas do púlpito; e se é desejo formal de V.Ex.a que eu cesse de as fazer, queira ter a bondade de me dar por escrito essa proibição, a fim de que se saiba que eu apenas obedeço às ordens de V.Ex.a'. Abalado pelo acerto destas palavras, o bispo não insistiu. O futuro veio depois dar razão a esse sacerdote que teve a alegria de converter algumas dessas almas desgarradas e impôs às outras grande respeito pela nossa santa religião. O humilde sacerdote veio a ser, por vontade de Deus, o papa que agora lhe dá, meu filho, esta lição de caridade. Seja, pois, inabalável nos princípios, mas estenda sua caridade a todos os homens, mesmo que sejam os piores inimigos da Igreja." (A Alma de Todo Apostolado, p.123-124, 1910)



"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt" 

Um comentário:

Alessandro Silva disse...

Cristiano, surgiu uma grande oportunidade para reunirmos os blogueiros católicos de nossa arquidiocese. No dia 19 de Maio a Pastoral da Comunicação de nossa arquidiocese estará promovendo um evento onde teremos várias tendas temáticas, entre elas, uma tenda para blogueiros. Vamos participar e estreitar os laços entre os blogueiros de nossa arquidiocese! Conversei com o coordenador arquidiocesano da pastoral da comunicação e assim que tiver mais informações vou lhe passar. Acho que perdi seu email. Se puder me passe de novo. Estou já tendo várias idéias sobre isso. aguardo retorno. Shalom!