terça-feira, 17 de abril de 2012

A resposta ao preâmbulo doutrinal foi entregue e é positiva

Para quem acompanha as negociações entre a Fraternidade São Pio X e Roma, uma boa notícia, aparentemente entregaram uma resposta positiva.

Abaixo uma tradução apressada minha do artigo original publicado pelo famoso vaticanista Andrea Tornielli aqui.

***

Lefebvritas, a resposta positiva chegou

O superior da Fraternidade São Pio X subscreveu o preâmbulo doutrinal proposto pela Santa Sé, ainda que com algumas poucas modificações.

ANDREA TORNIELLI
Cidade do Vaticano



A resposta da Fraternidade São Pio X chegou ao Vaticano e é positiva: segundo relatos colhidos pelo Vatican Insider o superior dos lefebvritas, o bispo Bernard Fellay, teria assinado o preâmbulo doutrinal que a Santa Sé havia proposto em setembro do ano passado, como condição para se chegar à plena comunhão e a um enquadramento canônico.

Uma confirmação oficial do recebimento da resposta deve vir nas próximas horas. Até onde temos conhecimento, o texto do preâmbulo enviado por Fellay propõe algumas modificações não substanciais à versão entregue pelas autoridades vaticanas: Lembramos que a própria Comissão Ecclesia Dei não quis tornar público o documento (duas páginas bastante densas), exatamente porque existia a possibilidade de se introduzir eventuais pequenas alterações que, porém, não mudassem o sentido.

Em essência, o preâmbulo contém a “professio fidei”, a profissão de fé requerida de quem assume um posto eclesiástico. E portanto estabelece que se dê uma “submissão religiosa da vontade e da inteligência” aos ensinamentos que o Papa e o colégio dos bispos “propõem quando exercitam o seu magistério autentico”, ainda que não se proclamem ou definam de modo dogmático, como no caso da maior parte dos documentos do magistério. A Santa Sé repetiu várias vezes aos seus interlocutores da Fraternidade São Pio X que subscrever o preâmbulo não teria significado por fim “à legitima discussão, o estudo e a explicação teológica de cada expressão ou formulação presente nos documentos do Concílio Vaticano II”.

Agora o texto do preâmbulo com as modificações propostas por Fellay, e assinado por ele enquanto superior da Fraternidade São Pio X, será submetido a Bento XVI, que um dia depois do seu octagésimo quinto aniversário e na vigília do sétimo aniversário de sua eleição, recebe uma resposta positiva dos lefebvritas. Resposta muito esperada e desejada por ele, que nas próximas semanas porá fim à ferida aberta em 1988 com as ordenações episcopais ilegitimamente celebradas pelo arcebispo Marcel Lefebvre.

É possível que a resposta de Fellay seja examinada também pelos cardeais da Congregação para a Doutrina da Fé, na próxima reunião da “Feria quarta”, que deve ter lugar na primeira metade de maio. Algumas semanas a mais serão necessárias para que se chegue ao enquadramento canônico: a proposta mais provável é a da instituição de uma “prelatura personale” (prelazia pessoal), figura jurídica introduzida no Código de Direito Canônico de 1983 e até agora utilizada somente pela Opus Dei. O prelado depende diretamente da Santa Sé. A Fraternidade São Pio X continuará a celebrar a missa segundo o missal antigo, e a formar seus padres nos próprios seminários.

Nenhum comentário: