quarta-feira, 11 de abril de 2012

O triste caso do cristão sem vida

Já há algum tempo eu acompanho a movimentação e o crescimento do número de católicos preocupados com a Sã Doutrina, com a Liturgia e com a Apologética, e desde então é muito fácil encontrar entre eles alguns que conhecem muito da teoria mas tem pouca, ou nenhuma, vivência cristã. Em casos mais extremos a pessoa sequer freqüenta a missa, mas sabe de cor documentos do magistério, analisa com facilidade os detalhes de qualquer texto e está pronto para distribuir os anátemas se necessário.

Não que eu ache que conhecimento seja ruim, muito pelo contrário, quem tem o dom da inteligência deve procurar utilizá-lo para a Maior Glória de Deus. O problema está na falta de uma vida interior, como se o conhecimento suprisse a sua falta ou, pior, como se ela fosse algo menor, descartável.

De um outro lado, verifico também que há muitos preocupados com as obras, fazendo sites e blogs, participando de toda e qualquer disputa, enchendo seus facebooks e twitters com inúmeras citações por minuto.

Mais uma vez, não que eu ache ruim atacar o erro onde quer que ele esteja ou evangelizar do alto dos telhados. Como a inteligência, essa capacidade prática deve ser utilizada para levar o Evangelho sim, mas, também como no caso anterior, o problema está em elevar toda esta atividade à categoria essencial, relegando a vida interior à margem.

O que ocorre meus amigos é que a vida do cristão é antes de tudo interior, é mais do que qualquer outra coisa uma conversa íntima com o Senhor, de adeqüação da própria vontade com a vontade divina. Sem este contato com a oração, com a mortificação da inteligência e da memória, da sensibilidade e da imaginação, para querer sempre a vontade do criador, muita dessa agitação é seca e sem fruto.

Se você passa seu dia falando de Deus para todos e poucos minutos ou nenhum falando com Ele, você está perdendo tempo. Não só está produzindo muito menos do que poderia, como está contando os passos para acabar testemunhando contra aquilo que prega.

Se chegou até este blog e está no meio da sua formação, saiba o seguinte: é muito mais importante que dedique horas à vida interior do que ao estudo ou à obra em si. Procure a oração e sobretudo a comunhão (de preferência diária), busque confrontar suas atitudes com a vontade divina e mortificar aquilo que ainda não está em conformidade. Provavelmente você terá menos tempo para suas atividades, mas com certeza os frutos multiplicarão.

Não se preocupe tanto em produzir uma biblioteca, Deus não precisa de nenhum dos seus escritos. Ele se encarrega de mostrar o caminho às almas sedentas dEle sem que precise passar pelo seu site, facebook, twitter, etc. Deixe que Ele mesmo vai colocando você no caminho, inflamando sua alma para esta ou aquela obra e os mais próximos já estarão sendo convertidos pelo exemplo e por sua oração, muito mais do que por um texto bonito ou uma idéia brilhante.

Se você não vai à missa, passe a ir urgentemente. Se ela não é bem celebrada na sua paróquia não tem problema, leve o terço e junte o seu sofrimento com o de Cristo. Se você sofre vendo sacrilégios, imagine como Ele está, e então faça o seu desagravo, não com raiva, querendo bater no padre, mas mergulhando o seu coração no dEle e colocando-se ao lado de Nossa Senhora. «Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!» (Lucas 23,34).

Este é o meu conselho para quem está iniciando agora seu apostolado pela internet, ou mesmo para quem já está aqui há muito tempo. Se tomar por mim, nós ainda temos muito a melhorar.



"Tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Nenhum comentário: