segunda-feira, 14 de abril de 2008

Faleceu Dom Estêvão Bettencourt



A Igreja do Brasil perdeu na madrugada de hoje (segunda-feira) um dos seus gigantes. Dom Estêvão (1919-2008) foi sempre certeza do caminho certo, porto seguro mesmo quando a mania dos teólogos do Brasil e da América Latina era inventar "caminhos novos".

Sempre muito simples, acolhedor, solícito e paciente, mesmo com os mais despreparados como eu, ele deixará saudades. Quando eu estava começando a estudar ele foi um dos meus refúgios, tanto através dos cadernos da Mater Ecclesiae quanto por e-mail (respondidos sempre rapidamente e de maneira carinhosa).

Pelo testemunho que encontramos hoje na blogosfera católica e pelos principais sites de apologética e catequese vemos que todos eles tinham uma grande ligação com esse mestre. Veritatis, Pastoralis, Canção Nova, Prof. Felipe Aquino e tantos outros reconhecem hoje sua importância e levam, de alguma forma, um pouco desse mestre em seu serviço catequético. Aproveito para, em nome da Associação A Hora de São Jerônimo, nos juntar a eles, com a certeza do aval do prof. Carlos, nosso presidente, que foi quem primeiro me apresentou D. Estêvão.

Se ontem eu podia dizer que tinha visto pessoalmente um santo (João Paulo II), hoje posso afirmar que também já troquei e-mails com outro (D. Estêvão). A Igreja militante perde um grande homem, mas a Igreja Triunfante ganha mais um santo.

Deus o tenha em sua glória, D.Estêvão, Deus o tenha! E roga sempre por nós amado irmão!

Um testemunho do prof. Felipe Aquino.

Luto de um dia no blog, amanhã ou depois eu posto o que iria postar hoje.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt"

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigada pela visita, Cris!

Vou arrumar o que vc me lembrou.
Pax!