sexta-feira, 4 de maio de 2012

1° Encontro de Comunicadores Católicos da Arquidiocese de Vitória-ES



Conforme adiantei, essa é a notícia da vez na Arquidiocese. No dia 19 de maio será realizado o primeiro encontro de comunicadores católicos, com conteúdo fortemente voltado para a presença no mundo virtual.

É uma iniciativa que já existe há algum tempo em outras dioceses, mas que não deixa de ser atual, principalmente se levarmos em consideração a pouca utilização das novas ferramentas por padres, organismos diocesanos, paróquias e, porque não, pelos próprios bispos (alguém sabe qual se algum deles tem twitter? - a pergunta é sincera) .

Eu tenho a idéia de fazer algo semelhante, mas em uma linha diferente, já tinha inclusive conversado com alguns amigos, quem sabe este não é o pontapé inicial que precisamos.

Certamente, mais importante do que qualquer conteúdo novo que possa ser passado nas oficinas será o contato com outros blogueiros e comunicadores. Não tenho dúvidas de que, havendo participação, este será um evento imperdível, para ser colocado na lista de prioridades de quem tem blog, site, twitter, facebook, ou pretende usar essas plataformas no futuro.

Portanto, se você leva a sério sua apologética, sua evangelização ou seu informativo no mundo virtual, você não pode deixar de participar. É importantíssima essa convivência com os irmãos. Quem puder, divulgue.

As inscrições devem ser feitas no site da Arquidiocese e a taxa é de R$20,00 e pode ser paga no dia do evento. 

A programação é a seguinte:



O encontro terá dois momentos: no primeiro, pela manhã, um ciclo de palestras e à tarde, as oficinas temáticas.
 
Palestras (das 8:30 às 12:00):
Dom Luiz Mancilha Vilela, Arcebispo de Vitória: falará sobre a mensagem do Papa Bento XVI para o dia das comunicações;
 
Elson Faxina, mestre em Comunicação Social da Universidade do Paraná: falará sobre o tema central, Comunicação em Rede.
 
Edgard Rebouças, doutor em comunicação, professor e coordenador do Observatório de Mídia local apresentará um levantamento sobre a realidade da comunicação na Arquidiocese de Vitória.
 
Oficinas (das 13:30 as 16:30):
Nas oficinas os participantes serão orientados sobre a modalidades de comunicação escolhida e terão a oportunidade treinar as linguagens específicas de cada veículo como exercício para suas práticas, sempre em vista do trabalho em rede.
Estão propostas quatro oficinas: “Notícias: Boletim e Missa” “Twitter e Facebook”, “Site e Blog” e “Mural e Cartaz”. Além do Grupo de Trabalho: “O papel de comunicador católico”, voltando especificamente para os comunicadores que desenvolvem alguma atividade na mídia local.






Atualização: achei o twitter da Arquidiocese, é @arquivix.


"tuu totus ego sum, et omnia mea tua sunt" 


Nenhum comentário: